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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56219
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Identificação de condições funcionais em pavimentos urbanos auxiliada por machine learning |
Autor : | Magalhães, Lucas Moreira Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Palabras clave : | Pavimentação asfáltica;Pavimentos;Pavimentos - Manutenção e reparos;Smartphone;Aprendizado do computador;Sensor;Engenharia - Instrumentos |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | MAGALHÃES, Lucas Moreira; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. Identificação de condições funcionais em pavimentos urbanos auxiliada por machine learning. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1070-1080. |
Resumen en portugués brasileño: | O uso intensivo do modo rodoviário no Brasil impõe aos gestores a responsabilidade da manutenção e reabilitação da estrutura implantada. Entretanto, diversos municípios não dispõem de recursos para levantar dados e avaliar a situação de suas vias. Devido às dificuldades em diversas localidades para com a manutenção das vias, este trabalho propõe um modelo de identificação das condições funcionais de pavimentos urbanos para auxílio nas tomadas de decisões de gestores. O modelo envolve um algoritmo de Machine Learning que, junto a sensores de smartphones, geram imagens georreferenciadas e indicam a condição do pavimento. Dados de acelerações linear, angular e localização do veículo foram levantados na cidade de Fortaleza e processados com os parâmetros estatísticos obtidos em função dos valores das acelerações. Percebeu-se que o modelo tem potencial para tornarse uma ferramenta útil a gestores como uma alternativa viável e complementar aos métodos mais onerosos e demorados. |
Abstract: | The intensive use of road in Brazil imposes on managers the responsibility of maintaining and rehabilitating the implanted structure. However, several municipalities do not have the resources to collect data and assess the status of their roads. Due to the difficulties in several locations for the maintenance of roads, this paper proposes a model for the identification of the functional conditions of urban pavements to assist decision taking by managers. The model involves a Machine Learning algorithm that, together with smartphone sensors, generate georeferenced images and indicate the condition of the pavement. Data from linear, angular acceleration and vehicle location were collected in the city of Fortaleza and processed together with the statistical parameters obtained as a function of acceleration values. It was realized that the model has the potential to become a useful tool for managers as a viable and complementary alternative to more expensive and time-consuming methods. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56219 |
ISBN : | 978-65-89319-00-9 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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