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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56211
Type: | Dissertação |
Title: | Proposta de metodologias de previsão de recalques de grupos de estacas utilizando funções de transferência de carga |
Title in English: | Proposed methodologies for predicting settlement of pile groups using load transfer functions |
Authors: | Gomes Filho, Francisco Vladson Cardins |
Advisor: | Moura, Alfran Sampaio |
Keywords: | Grupos de estacas;Métodos de transferência de carga;Recalque;Fundação profunda;Carga;Edificação;Estaca |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | GOMES FILHO, Francisco Vladson Cardins . Proposta de metodologias de previsão de recalques de grupos de estacas utilizando funções de transferência de carga. 2020. 112f. Dissertação (Mestrado em em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Programa ee Pós-Graduação em Engenharia Civil, Fortaleza-CE, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Durante a elaboração de um projeto de fundações, é necessário garantir que os elementos atendam tanto ao estado limite último (ELU), quanto ao estado limite de serviço (ELS). Para tanto, são necessárias previsões de recalques e de capacidade de carga. Os métodos de transferências de carga são uma alternativa amplamente utilizada para a estimativa da relação carga-recalque de estacas, sendo empregados, por exemplo, em softwares que auxiliam na elaboração de projetos de fundações. Entretanto, os métodos de transferência de carga tradicionais não levam em consideração os efeitos interativos entre estacas em grupo. Diante disso, o presente trabalho propõe alterações nas curvas de transferência de carga desenvolvidas por Bohn et al. (2016) para que seja incorporado o efeito de grupo na análise da relação carga-recalque de grupos de estacas. São analisados três estudos de caso, realizando-se comparações com resultados experimentais obtidos mediante realização de provas de carga e com determinações realizadas por outros autores. De modo geral, conclui-se que as modificações propostas foram concordantes com os resultados experimentais das relações carga-recalque para a maioria dos grupos analisados. |
Abstract: | When designing a foundation project, it is necessary to ensure that the elements meet both the ultimate limit state (ELU) and the service limit state (ELS). For this, forecasts of settlement and load capacity are necessary. The methods cargo transfers are a widely used alternative for estimating cargo load-repression ratio of piles, being used, for example, in software that assist in the preparation of foundation projects. However, transfer methods traditional load systems do not take into account the interactive effects between piles in group. Therefore, the present work proposes changes in the transfer curves of load developed by Bohn et al. (2016) so that the group effect is incorporated in the analysis of the load-settlement relationship of groups of piles. Three studies of case, making comparisons with experimental results obtained through carrying out load tests and with determinations made by other authors. In In general, it is concluded that the proposed changes were in agreement with the experimental results of load-settlement relationships for most groups analyzed. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56211 |
Appears in Collections: | DEHA - Dissertações defendidas na UFC |
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