Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56183
Tipo: Resumo
Título : Determinar o nível de conhecimento prévio sobre Gigantismo, Acromegalia e Síndrome de Cushing dos alunos do 1º semestre de medicina da Universidade Federal do Ceará. (Liga Acadêmica de Diabetes – SB.00.2003.AI.00)
Autor : Silva, Dilson Feitoza da
Dantas Primo, Vilmar
Agostinho, Luana Menezes
Furtado, Frederico Luis Braz
Reis, Camila Santos
Montenegro Junior, Renan Magalhaes
Palabras clave : Estudantes universitários - Avaliação;Acromegalia;Gigantismo;Síndrome de Cushing
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : SILVA, Dilson Feitoza da; DANTAS PRIMO, Vilmar; AGOSTINHO, Luana Menezes; FURTADO, Frederico Luis Braz; REIS, Camila Santos; MONTENEGRO JUNIOR, Renan Magalhaes. Determinar o nível de conhecimento prévio sobre Gigantismo, Acromegalia e Síndrome de Cushing dos alunos do 1º semestre de medicina da Universidade Federal do Ceará. (Liga Acadêmica de Diabetes – SB.00.2003.AI.00). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: INTRODUÇÃO A Acromegalia e o Gigantismo são causados pelo excesso do Hormônio do Crescimento e do Fator de Crescimento Semelhante à Insulina tipo 1. A Acromegalia tem prevalência de, aproximadamente, 38-80 casos/milhão na Europa, com incidência anual de 3-4 novos casos/milhão. Entretanto existem poucos dados epidemiológicos sobre Gigantismo. Se não tratadas cedo, a expectativa de vida desses pacientes é reduzida em até 10 anos. A Síndrome de Cushing, tem risco de mortalidade 3 vezes maior do que a população em geral, sendo as principais causas de morte problemas cardiovasculares e infecciosos. As causas endógenas têm incidência de 10:1000000 de pessoas no mundo, com maior prevalência em indivíduos entre 20 a 30 anos. Tendo em vista a baixa ocorrência dessas doenças, o estudo sobre elas pode se tornar negligenciado, afetando, também, o conhecimento sobre elas. OBJETIVO Determinar o nível de conhecimento prévio sobre gigantismo, acromegalia e síndrome de Cushing dos alunos do 1º semestre de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). METODOLOGIA Estudo quantitativo, realizado através de aplicação de questionário com questões específicas sobre gigantismo, acromegalia e síndrome de Cushing em alunos do 1º semestre de Medicina-UFC. FINANCIAMENTO Financiamento próprio dos pesquisadores. RESULTADOS Dos 64 alunos entrevistados, 50,79% sabem o que é acromegalia, porém 57,14% têm nível baixo de conhecimento e 82,54% não sabem o principal sistema envolvido na fisiopatologia. Sobre gigantismo, 95,24% sabem o que é, mas 71,43% tem pouco nível de conhecimento e 60,32 % não sabem o principal sistema que participa da fisiopatologia. A respeito da síndrome de Cushing, 61,90% já ouviram falar, embora 50,79% tem nenhum nível de conhecimento da patologia, bem como 82,54% desconhecem o sistema responsável pela fisiopatologia. CONCLUSÃO Os alunos que ingressam no 1º semestre de Medicina apresentam pouco ou nenhum conhecimento sobre as patologias neuroendócrinas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56183
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_dfsilva.pdf81,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.