Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56152
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Análise da evolução dos padrões de mobilidade no sistema de transporte coletivo por ônibus em Fortaleza utilizando Bbig Data. |
Autor : | Oliveira, João Lucas Albuquerque Parente, Renato Goersch Andrade Silva, Ivana Maria Feitosa Oliveira Neto, Francisco Moraes de |
Palabras clave : | Transporte - Planejamento;Sistema viário;Engenharia de transportes;Transporte urbano;Acessibilidade;Mobilidade urbana - Planejamento;Big data |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | OLIVEIRA, João Lucas Albuquerque ; PARENTE, Renato Goersch Andrade; SILVA,Ivana Maria Feitosa; OLIVEIRA NETO, Francisco Moraes de . Análise da evolução dos padrões de mobilidade no sistema de transporte coletivo por ônibus em Fortaleza utilizando Bbig Data. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2030-2041. |
Resumen en portugués brasileño: | O sistema de transporte público no Brasil vem perdendo demanda nas últimas décadas. Devido ao importante papel desse sistema em promover a equidade no acesso, torna-se essencial conhecer os padrões de mobilidade dos usuários e como estes padrões variam espacialmente e temporalmente. Assim, o objetivo principal deste trabalho é caracterizar os padrões de mobilidade dos usuários do sistema de transporte público por ônibus de Fortaleza através do uso de Big Data. O estudo teve como base algumas hipóteses sobre os tipos de padrões, e sobre a espacialização e variabilidade temporal destes padrões em Fortaleza. Identificou-se quatro grupos principais com base em características similares de uso do sistema. A partir das análises espaciais e de variação temporal entre 2014 e 2018, mostrou-se que usuários residentes em zonas periféricas, possivelmente que usam o sistema para acessar atividades de trabalho, são os que mais vêm deixando o sistema ao longo dos anos. |
Abstract: | The public transportation system in Brazil has been losing demand in recent decades. Due to the important role of this system in promoting equitable access, it is essential to know the mobility patterns of its users and how these patterns vary spatially and temporally. Thus, the main objective of this work is to characterize the mobility patterns of the users of the public transportation system by bus from Fortaleza using Big Data. The study was based on some hypotheses about the mobility patterns, and the spatialization and temporal variability of these patterns in Fortaleza. Four main groups were identified based on similar characteristics of system usage. Based on the spatial and temporal variability analyses between 2014 and 2018, it was shown that users living in peripheral areas, possibly using the system to access work activities, are the ones that have been mostly leaving the system over the years. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56152 |
ISBN : | 978-65-89319-00-9 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_eve_jaaoliveira.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.