Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56146
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Note on performance differences between urban and rural schools in Brazil
Autor(es): Rodrigues, Luciana de Oliveira
Costa, Edward Martins
Silva, Vitor Hugo Miro Couto
Mariano, Francisca Zilania
Jesus Filho, Jaime de
Palavras-chave: Desempenho escolar;Disparidades regionais;Escolas rurais;Education inequality;Urban-rural differential;School performance
Data do documento: Out-2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Economia
Citação: RODRIGUES, Luciana de Oliveira; COSTA, Edward Martins; SILVA, Vitor Hugo Miro Couto; MARIANO, Francisca Zilania; JESUS FILHO, Jaime de. A Note on performance differences between urban and rural schools in Brazil. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 74, n. 04, p. 494-507, out./dez. 2020.
Resumo: A presente nota analisa os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática.
Abstract: This note analyzes which factors contribute to the performance differential of students attending schools in rural and urban areas in Brazil. Our results show that, in both subjects (Math and Portuguese), students from schools located in urban areas perform better than students from rural area schools. The decomposition exercise shows that the characteristic-effect explain more the urban-rural differential than the return-effect (or structural-effect). Also, the characteristics of the school attended by the students are the major drivers of the difference in grades mainly in the upper quantiles and especially in Math.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56146
ISSN: 1806-9134
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_lorodrigues.pdf679,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.