Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56108
Tipo: Resumo
Título: Análise do método CAPM para a mensuração do custo de capital próprio no mercado brasileiro (Grupo de Engenharia Econômica - GEE / nº TE.2011.PJ.0942)
Autor(es): Lima, Caroline Louise Moreira
Araujo, Maiara Musy
Rodrigues, Manuelle Soares
Verde, Larissa Queiroz Lima
Medeiros, Rayanna Reboucas de
Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Capital Asset Pricing Model (CAPM);Engenharia econômica;Economia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Caroline Louise Moreira; ARAUJO, Maiara Musy; RODRIGUES, Manuelle Soares; VERDE, Larissa Queiroz Lima; MEDEIROS, Rayanna Reboucas de; RODRIGUES, Maxweel Veras. Análise do método CAPM para a mensuração do custo de capital próprio no mercado brasileiro (Grupo de Engenharia Econômica - GEE / nº TE.2011.PJ.0942). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Ao avaliar atratividade de investimentos, a utilização do método de custo de capital torna-se bastante útil, devido a necessidade das empresas identificarem as melhores oportunidades de negócio que gerem lucro para suas organizações. Para este objetivo, o método do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) é utilizado e envolve informações sobre os custos de capital de terceiros e próprio de uma empresa. Entretanto, a assertividade no cálculo do custo de capital próprio em economias como a brasileira é dificultada por características do mercado. Nesse contexto, esta pesquisa buscou, através da utilização do Capital Asset Princing Model (CAPM), enumerar e correlacionar os problemas encontrados nesse cálculo. A seguinte pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, sendo também caracterizada como pesquisa bibliográfica. Foram realizados estudos na literatura existente, priorizando as publicações dos últimos cinco anos, investigando quais os obstáculos encontrados no cálculo dos fatores que constituem a conta do CAPM e como estes dificultam a mensuração do custo de capital próprio. Foram encontradas dificuldades no cálculo do risco pelo prêmio quanto à baixa liquidez da economia brasileira e ao fato do país adotar a taxa SELIC como livre de riscos. Com relação à taxa de retorno da carteira de trabalho, os obstáculos encontrados foram a ausência de taxas históricas condizentes com a realidade e à instabilidade da economia brasileira. E quanto ao coeficiente beta, o fato do mesmo não possuir uma única forma de cálculo somado ao fato do Brasil possuir uma quantidade pouco expressiva de empresas de capital aberto que se mantém no mercado por um período considerável, dificultam a coleta de dados para o cálculo do mesmo. Dessa forma, foi possível concluir que a utilização do método CAPM para o cálculo do custo de capital próprio apresenta limitações, devendo ser estudada a possibilidade de métodos adicionais para o cálculo mais efetivo de cada variável envolvida no modelo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56108
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_clmlima.pdf76,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.