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Tipo: Resumo
Título: Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Bruno Alisson Alves
Nogueira, Charlys Barbosa
Palavras-chave: Cognição em idosos;Cognição - Fatores etários;Idosos - Saúde e higiene
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Bruno Alisson Alves; NOGUEIRA, Charlys Barbosa. Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará (LAGG-CE) da Universidade Federal de Ceará (UFC) realizou uma atividade de extensão em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILP) situada no município de Fortaleza - CE, no dia 11 de junho de 2016. Relato de caso: o Teste de Mini Mental para avaliação da cognição foi aplicado juntamente de atividades lúdicas para apresentação e entretenimento dos residentes. O objetivo deste trabalho foi de determinar a prevalência de alteração cognitiva nos idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo transversal, em que foram utilizados os resultados do teste de mini mental aplicados a dez pacientes do sexo feminino com idade de 61 a 91 anos. O teste tem pontuação total de 0 a 30. Os resultados variaram de 10 a 30 pontos, sendo a maior pontuação (24) obtida por uma idosa que tinha concluído o Ensino Médio, e as menores pontuações obtidas por idosas analfabetas ou que tinham estudos até o antigo “Ginásio”. Três idosas não souberam informar a escolaridade. Observou-se no teste que as maiores idades tendiam a ter pontuações menores. Concluiu-se que o resultado do mini mental demonstrou ter sido influenciado tanto pelo nível de escolaridade, quanto pela idade dos pacientes. Assim, a escolaridade fica em foco alvo como um possível ponto de estimulo preservação da cognição ou apenas o simples fato de pacientes mais instruídos conseguirem atingir pontuações melhores pela questão intelectual do teste.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56053
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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