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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56053
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Oliveira, Bruno Alisson Alves | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Charlys Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T19:41:20Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T19:41:20Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Bruno Alisson Alves; NOGUEIRA, Charlys Barbosa. Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56053 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cognição em idosos | pt_BR |
dc.subject | Cognição - Fatores etários | pt_BR |
dc.subject | Idosos - Saúde e higiene | pt_BR |
dc.title | Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará (LAGG-CE) da Universidade Federal de Ceará (UFC) realizou uma atividade de extensão em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILP) situada no município de Fortaleza - CE, no dia 11 de junho de 2016. Relato de caso: o Teste de Mini Mental para avaliação da cognição foi aplicado juntamente de atividades lúdicas para apresentação e entretenimento dos residentes. O objetivo deste trabalho foi de determinar a prevalência de alteração cognitiva nos idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo transversal, em que foram utilizados os resultados do teste de mini mental aplicados a dez pacientes do sexo feminino com idade de 61 a 91 anos. O teste tem pontuação total de 0 a 30. Os resultados variaram de 10 a 30 pontos, sendo a maior pontuação (24) obtida por uma idosa que tinha concluído o Ensino Médio, e as menores pontuações obtidas por idosas analfabetas ou que tinham estudos até o antigo “Ginásio”. Três idosas não souberam informar a escolaridade. Observou-se no teste que as maiores idades tendiam a ter pontuações menores. Concluiu-se que o resultado do mini mental demonstrou ter sido influenciado tanto pelo nível de escolaridade, quanto pela idade dos pacientes. Assim, a escolaridade fica em foco alvo como um possível ponto de estimulo preservação da cognição ou apenas o simples fato de pacientes mais instruídos conseguirem atingir pontuações melhores pela questão intelectual do teste. | pt_BR |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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