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Tipo: Tese
Título: Hilda Agnes Hübner Flores: memórias de uma intelectual educadora
Autor(es): Brandenburg, Cristine
Orientador: Santana, José Rogério
Coorientador: Fialho, Lia Machado Fiuza
Palavras-chave: História da educação;Biografia;Hilda Agnes Hübner Flores;Educação de mulheres;Imigração boêmia
Data do documento: 2019
Citação: BRANDENBURG, C. Hilda Agnes Hübner Flores: memórias de uma intelectual educadora. 2019. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Esta Tese trata de temática que articula o conhecimento sobre a imigração de boêmios, o engajamento de mulher intelectual na construção de movimentos de pesquisas literárias sobre mulheres e história da educação no Rio Grande do Sul – RS trabalha, mais especificamente, com a biografia de Hilda Agnes Hübner Flores ponderando com suas pesquisas como historiadora. O trabalho acadêmico biográfico visou responder a seguinte problemática: Que formação educacional foi vivenciada por Hilda Agnes Hübner Flores para possibilitar que uma mulher interiorana, nascida no sul do Brasil em 1930, se tornasse uma historiadora intelectual sobre imigrantes Boêmios e engajada em movimentos de mulheres? O objetivo foi biografar Hilda Flores, com ênfase na formação educativa, sua trajetória escolar e atuação intelectual. Ou seja, a narrativa biográfica de uma descendente alemã nascida em Linha Duvidosa, interior do município de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, na década de 1930, que galgou escolarização diferenciada tornando-se uma professora, historiadora engajada em movimento de mulheres, que atuou ativamente na sociedade discutindo a imigração alemã no Brasil e o lugar ensejado à mulher na sociedade. A relevância da biografia consistiu em elaborar um registro histórico acerca de Hilda Flores, intelectual que contribuiu para compreensão da imigração Alemã no Rio Grande do Sul e para história da educação das mulheres, sendo uma das percussoras da coleção Palavras da Academia Literária Fermina de Letras e de estudos sobre a imigração de Boêmios. O registro da biografada permite ampliar a compreensão acerca da educação feminina nos séculos XVIII e XIX no sul do Brasil, bem como sobre o contexto migratório de alemães que se mudaram para o Brasil e influíram na constituição sociocultural do país. O escopo foi contemplado por intermédio de uma pesquisa amparada teoricamente nos pressupostos da história cultural (CERTEAU, 2018) e metodologicamente na história oral e biográfica (ALBERTI, 2013; 2015; FERREIRA, AMADO, 2016; DOSSE, 2015; VILAS-BOAS, 2014) entrecruzada com outros aportes documentais, tais como, livros, fotografias, documentos pessoais e escolares, prêmios, folhetos de cursos, entre outros (MEIHY, RIBEIRO, 2011). Este estudo comprovou que Hilda Agnes Hübner Flores é a primeira pesquisadora sobre Boêmios no Rio Grande do Sul e uma das primeiras no país com mais propriedade do assunto até o momento. Os achados comprovam que a biografada esta encaixada no período do feminismo da década de 70 e 80 como mulher intelectual e participante de movimentos feministas.
Abstract: This Thesis deals with a theme that articulates the knowledge about the immigration of bohemians, the engagement of intellectual women in the construction of literary research movements on women and the history of education in Rio Grande do Sul - RS works, more specifically, with Hilda's biography Agnes Hübner Flores pondering her research as a historian. The biographical academic work aimed to answer the following problem: What educational background was experienced by Hilda Agnes Hübner Flores to enable a rural woman, born in southern Brazil in 1930, to become an intellectual historian about Bohemian immigrants and engaged in women's movements? The aim was to biograph Hilda Flores, with an emphasis on educational background, her school career and intellectual performance. In other words, the biographical narrative of a German descendant born in Linha Duvidosa, in the interior of the municipality of Venâncio Aires - Rio Grande do Sul, in the 1930s, who went through different schooling becoming a teacher, a historian engaged in the movement of women, who she acted actively in society, discussing German immigration in Brazil and the place offered to women in society. The relevance of the biography was to elaborate a historical record about Hilda Flores, an intellectual who contributed to the understanding of German immigration in Rio Grande do Sul and to the history of the education of women, being one of the forerunners of the Words collection of the Literary Academy Fermina de Letras e of Bohemian immigration studies. The registration of the biographer allows to broaden the understanding about female education in the 18th and 19th centuries in southern Brazil, as well as about the migratory context of Germans who moved to Brazil and influenced the country's socio-cultural constitution. The scope was contemplated through a research supported theoretically in the assumptions of cultural history (CERTEAU, 2018) and methodologically in oral and biographical history (ALBERTI, 2013; 2015; FERREIRA, AMADO, 2016; DOSSE, 2015; VILAS-BOAS, 2014) intertwined with other documentary contributions, such as books, photographs, personal and school documents, awards, course brochures, among others (MEIHY, RIBEIRO, 2011). This study proved that Hilda Agnes Hübner Flores is the first researcher on Bohemians in Rio Grande do Sul and one of the first in the country with more ownership of the subject to date. The findings prove that the biographer is embedded in the feminism period of the 70s and 80s as an intellectual woman and participant in feminist movements.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56039
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