Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56006
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Aceitabilidade e compreensão de um aplicativo tecnológico para idosos atendidos em uma clínica escola do nordeste brasileiro |
Título en inglés: | Acceptability and understanding of a technological application for elderly care in a school clinic in northeast Brazil |
Autor : | Braga, Jehnny Marylin Dimarães Gonçalves, Gabriel Coutinho Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes Pinheiro, Juliana Campos Leite, Rafaella Bastos Barreto, Patriciane Hedwiges Melo, Anairtes Martins de |
Palabras clave : | Avaliação da Tecnologia Biomédica;Tecnologia Biomédica;Saúde do Idoso |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citación : | BRAGA, Jehnny Marylin Dimarães et al. Aceitabilidade e compreensão de um aplicativo tecnológico para idosos atendidos em uma clínica escola do nordeste brasileiro. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 3, p. 01-15, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56006. Acesso em: 13/01/2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: analisar a aceitabilidade, a compreensão e a usabilidade do aplicativo tecnológico “Idoso ativo” no intuito de estimular a realização de exercícios de membros inferiores dos idosos. Metodologia: pesquisa do tipo descritiva, exploratória, com abordagens quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma clínica escola denominada Fanor/DeVry. A amostra foi composta por 17 idosos que realizaram fisioterapia. Inicialmente, mapearam-se, a partir de uma lista de cadastro, os pacientes idosos atendidos pela Fisioterapia no NIS. No segundo momento, aplicou-se o Mini Exame do Estado Mental com o intuito de avaliar a condição cognitiva dos idosos mapeados na fase anterior. Já no terceiro momento, apresentou-se o aplicativo ‘Idoso Ativo’, no qual os idosos da pesquisa tiveram a oportunidade de manuseá-lo em um smartphone com acesso à internet. Por fim, utilizou-se um questionário que avalia a aceitação e a usabilidade de tecnologias por idosos. Resultados: dos idosos participantes, 29,4% referiram não possuir boas experiências com tecnologias. Muitos dos pesquisados tinham acesso às novas tecnologias e possuíam interesse em aprender a usar aparelhos eletrônicos digitais. Conclusão: os idosos deste estudo passam por vários conflitos ou misturas de sentimentos no que diz respeito à aceitação e ao uso das tecnologias. |
Abstract: | Objective: To analyze the acceptability, comprehension and usability of the technological application “Active Elderly” in order to stimulate the exercise of lower limb exercises of the elderly. Methodology: This is a descriptive, exploratory research with quantitative and qualitative approaches. The research was conducted at a clinical school called Fanor / DeVry. The sample consisted of 17 elderly who underwent physical therapy. Initially mapped from a list of records, the elderly patients treated by physiotherapy at NIS. In the second moment, the Mini Mental State Examination was applied in order to evaluate the cognitive condition of the elderly mapped in the previous phase. to handle it on a smartphone with internet access and finally, a questionnaire was used that evaluates the acceptance and usability of technologies by the elderly. Results: 29.4% of the elderly reported not having good experiences with technologies. Many of the respondents had access to new technologies, having an interest in learning to use electronic / digital devices. Conclusion: The elderly in this study go through various conflicts or mixed feelings regarding the acceptance and use of technologies. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56006 |
ISSN : | 2525-9563 |
Aparece en las colecciones: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_jmdbraga.pdf | 213,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.