Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Antônio Glaudenir Brasil-
dc.contributor.authorSouza, Rogean Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-01-12T12:51:54Z-
dc.date.available2021-01-12T12:51:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Rogean Rodrigues. Ensino de Filosofia na Educação Básica: a Tertúlia Filosófica como possibilidade de formação para a autonomia e resistência em Adorno. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55994-
dc.description.abstractThe present research work reflects on the challenges of philosophical training in today's high school in the face of social conditions which directly interfere in the formation of the subject. The ideas of the philosopher Theodor Adorno has shown how educational process has docilely bowed to capitalist interests and, thus, it has denied authentic formation to the youth at this learning stage. Enlightenment (Aufklärung) as an unfolding of rationality in history, despite its porposal, did not fulfill its promise to make man free from the tutelage of others. It launched humanity into another form of minority: the technological servitude that converted reason into yet another instrument in favor of barbarism. The great catastrophes experienced in the last century, as the two great world wars, the horrors of the Nazi concentration camps, just to name a few, attest to the semi-formation to which society is subjected. It is evident, therefore, that the development of capitalism with all the technological paraphernalia affected all dimensions of the subject's life, including his education. And school as a training institution has shown itself to be unable to provide emancipatory training, thus, it has offered a semi-training that is deepened by the influence of the products of the cultural industry. In this scenario, cultural formation (bildung) is negatively affected and becomes semiculture (halbildung). The Brazilian context with the recent reforms attests to this situation. It is necessary to consider that any methodological proposal to think about education, in Adorno, implies resorting to new formative experiences in which it is possible to rethink the social structure and which can at the same time effect the imperative to avoid barbarism. In this intention, a methodological proposal is offered, Tertúlia Filosófica, as a pedagogical subsidy for the discipline in this teaching stage. Thus, the question is answered about the possibility of still developing training for autonomy in times of global capitalism, through philosophy. The goal is, therefore, to offer research that envisions the possibility, albeit small, of philosophical training in the context of basic education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRazão instrumentalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFormação Filosóficapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectInstrumental reasonpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectPhilosophical trainingpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.titleEnsino de Filosofia na Educação Básica: a Tertúlia Filosófica como possibilidade de formação para a autonomia e resistência em Adornopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho de pesquisa aqui desenvolvido reflete sobre os desafios da formação filosófica no ensino médio hodierno frente aos condicionantes sociais que interferem diretamente na formação do sujeito. A partir do pensamento do filósofo Theodor Adorno, mostra-se como a formação tem se curvado docilmente aos interesses capitalistas e, desse modo, tem negado uma formação autêntica à juventude dessa etapa de ensino. O esclarecimento (Aufklärung), como desdobramento da razão na história, não cumpriu a promessa de tornar o homem livre da tutoria de outrem, ao contrário do que pretendia lançou a humanidade noutra forma de menoridade: a servidão tecnológica que converteu a razão em mais um instrumento a favor da barbárie. As grandes catástrofes vivenciadas no século passado como as duas grandes guerras mundiais, os horrores dos campos de concentração nazistas, só para citar algumas, atestam a semiformação a que a sociedade está submetida. Evidencia-se, assim, que o desenvolvimento do capitalismo com toda a parafernália tecnológica afetou todas as dimensões da vida do sujeito, inclusive sua formação. E a escola como instituição formadora tem se mostrado incapaz de prestar uma formação emancipadora, destarte, tem oferecido uma semiformação que se aprofunda pela influência dos produtos da indústria cultural. Nesse cenário, a formação cultural (bildung) é negativamente afetada e se converte em semicultura (halbildung). O contexto brasileiro com as recentes reformas atesta essa situação. É necessário considerar que qualquer proposta metodológica para se pensar a educação, em Adorno, implica recorrer a novas experiências formativas em que seja possível repensar a estrutura social e que possa, ao mesmo tempo, efetivar o imperativo de evitar a barbárie. Nessa intenção, uma proposta metodológica é oferecida, a Tertúlia Filosófica, como subsídio pedagógico para a disciplina nessa etapa de ensino. Assim, responde-se à questão acerca da possibilidade de, ainda, desenvolver uma formação para a autonomia em época do capitalismo global, por intermédio da filosofia. A intenção é, pois, oferecer uma pesquisa que vislumbre a possibilidade, ainda que pequena, de formação filosófica no contexto da educação básica.pt_BR
dc.title.enTeaching Philosophy in Basic Education: Philosophical Tertulia as a possibility of training for autonomy and resistance in Adornopt_BR
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_rrsouza.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.