Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55989
Tipo: | Dissertação |
Título : | Diagnóstico de competências gerenciais em uma instituição pública municipal |
Autor : | Braga, Paula Cavalcante de Alencar |
Tutor: | Pitombeira, Suzete Suzana Rocha |
Palabras clave : | Capacitação;Gestão por competências;Setor público |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | BRAGA, P. C. A. Diagnóstico de competências gerenciais em uma instituição pública municipal. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Com as mudanças e desafios que acontecem no ambiente do trabalho, este se tornou um local de aprendizagem, proporcionando aos profissionais, tanto da área privada como da pública, uma capacitação permanente e continuada, focada no alcance dos objetivos organizacionais, no desenvolvimento de competências e na melhoria da qualidade da prestação de serviço para a sociedade. Nessa esteira, pode-se afirmar que a capacitação é, portanto, integrada à gestão de pessoas como estratégia organizacional, visando ao desenvolvimento de competências individuais e institucionais para alinhá-las ao alcance dos objetivos estratégicos das instituições. A partir desses conhecimentos, delineia-se o objetivo geral desta pesquisa que é diagnosticar as necessidades de capacitações com base nas lacunas de competências em uma instituição pública municipal; e, para alcançá-lo, foram definidos quatro objetivos específicos: (i) definir as competências necessárias para gestores da instituição; (ii) identificar as competências existentes nos servidores; (iii) detectar as lacunas de competências técnicas e gerenciais e (iv) destacar as temáticas de capacitação com base nas lacunas identificadas. Como fundamentação teórica, este trabalho aborda aspectos conceituais sobre capacitação e gestão por competências, bem como apresenta alguns modelos de gestão por competências, dando ênfase à capacitação no setor público. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, aplicada e, quanto à abordagem do problema, qualitativa. O público-alvo refere-se a gestores públicos, com cargo de gestão. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e o questionário de diagnóstico de necessidade de capacitação. Em termos de resultados, foram identificadas 62 competências técnicas e 17 competências gerenciais com lacunas, variando entre 06 e 11, necessitando de capacitação de forma pontual; 27 competências técnicas e 14 competências gerenciais que apresentaram lacuna superior entre 12 e 20, indicando grande necessidade de capacitação. Por meio do diagnóstico de competências, pôdese identificar 50 temáticas de capacitação associadas às lacunas de competência, indicando necessidades reais dos gestores para o desenvolvimento de competências |
Abstract: | Based on the changes and challenges that take place in the work environment, this has become a place of learning, providing professionals, both in the private and public areas, with permanent and continuous training, focused on achieving organizational goals, developing skills and improving the quality of service provision to society. In this context, it can be said that training is, therefore, integrated with people management as an organizational strategy, aiming at the development of individual and institutional skills to align them with the achievement of the institutions' strategic objectives. Based on this knowledge, the general objective of this research is outlined, which is to identify the training needs based on the skills gaps in a municipal public institution; and, to achieve it, four specific objectives were defined: (i) to elucidate the necessary competencies for managers of the institution; (ii) to identify the existing competencies in the public servants; (iii) to diagnose gaps in technical and managerial skills and (iv) to highlight training issues based on the gaps identified. As a theoretical foundation this work addresses conceptual aspects of training and management by competencies, as well as presenting some models of management by competencies, emphasizing training in the public sector. The research can be classified as descriptive, applied and in terms of approaching the problem qualitative. The target audience refers to public managers with management positions. The instruments used for data collection were document analysis, semi-structured interviews and the diagnostic questionnaire on the need for training. In terms of results 62 technical skills and 17 managerial skills were identified with gaps, ranging from 6 to 11, requiring specific training; 27 technical competencies and 14 managerial competencies that presented a gap between 12 and 20, indicating a great need for training. Through the diagnosis of competences, 50 training themes associated with competency gaps were identified, indicating the real needs of managers for the development of competencies. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55989 |
Aparece en las colecciones: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_pcabraga.pdf | 792,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.