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dc.contributor.advisorCarvalho, Windson Viana de-
dc.contributor.authorMonteiro, Romulo Barbosa de Alencar-
dc.date.accessioned2021-01-06T13:30:57Z-
dc.date.available2021-01-06T13:30:57Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Romulo Barbosa de Alencar. Análise e redesign da plataforma E3 no contexto do ensino de orientação e mobilidade. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55941-
dc.description.abstractCurrently around 18% of the Brazilian population declares to have a visual impairment, among these, 3,4% declares themselves to have a high degree of impairment. Teaching Orientation and Mobility (OM) techniques is fundamental in a case of high degree of impairment and in the rehabilitation process. New technologies are being developed to enhance the teaching and learning of said techniques, one of them is the use of Virtual Reality simulators that can mimic a real environment and apply OM tasks to users with any degree of impairment. One of those systems is the E3 Web Application, which provide the OM instructors the tools to create custom maps so the students can practice all the concepts and techniques learned in-class through a mobile device as the simulator. The maps are completely custom allowing the instructor to modify and adapt them judging by the student’s needs and specificities. For that to happen the interface must be elaborated based on research and studies so the designer can understand the necessities of the OM instructors and how they behave inside a virtual environment. Kno wing all this, usability and heuristic tests were arranged with 48 participants, among them: 24 OM instructors and 24 MMI specialists. In possession of all the data gathered from these trials that this paper started the process of an interface redesign proposal, which focused on: solving all errors and considerations that the evaluators brought up through the analysis, and enhance the navigational flow thus improving the user experience. A total of 43 interface mockups were produced, an iconography overhaul and a new interface interaction proposal. Two specialists validated all the material produced based on the research data and the concept of the original interface purpose. All the production was inspired by the desire of porting the application to mobile devices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRedesignpt_BR
dc.subjectInterfacept_BR
dc.subjectOrientação e mobilidadept_BR
dc.titleAnálise e redesign da plataforma E3 no contexto do ensino de orientação e mobilidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, cerca de 18% da população brasileira declara ter deficiência visual, dentre esses, 3,4% declaram-se com alto grau de deficiência. O ensino de técnicas de Orientação e Mobilidade (OM) tem papel fundamental na reabilitação de casos mais graves de deficiência visual. Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para melhorar o ensino e a aprendizagem destas técnicas, uma delas é a utilização de simuladores de Realidade Virtual que simulam ambientes físicos reais e inserem atividades de OM para serem realizadas pelos usuários com deficiência visual. Um desses sistemas é o E3 que possibilita a professores de OM criarem mapas personalizados para que os alunos apliquem os conceitos aprendidos em sala de aula usando um dispositivo móvel como simulador. O professor modifica a abordagem e os cenários da simulação de acordo com a necessidade e especificidades de cada aluno. Para isso, a interface do E3 foi elaborada por meio de estudos e pesquisas para entender as necessidades do usuário (professor de OM) e como ele se comporta no ambiente inserido. Sabendo desta necessidade, testes de usabilidade e de heurísticas foram feitos com 48 participantes, sendo eles: 24 Professores de OM e 24 Especialistas em IHC. Foi a partir dos resultados destes testes que se iniciou este trabalho de TCC. De posse dos resultados e de um estudo relacionado à produção de interfaces para aplicações, uma proposta de redesign foi elaborada para solucionar os erros e considerações apontadas pelos avaliadores e otimizações no fluxo de navegação, para melhorar a experiência do usuário. Foram produzidas 43 telas da aplicação, um novo conjunto de ícones e uma nova abordagem relacionada a interação do sistema. Estes modelos foram validados por dois especialistas, através de uma avaliação da interface com base nas observações levantadas pelos especialistas em IHC, e comparada com o que foi dito pelos usuários finais (professores de OM), para manter uma interface amigável e que não fugisse do propósito original da plataforma E3. Toda a interface foi pensada com o intuito de futuramente adaptá-la para o ambiente mobile.pt_BR
dc.title.enAnalysis and redesign of the E3 platform in the context of orientation and mobility educationpt_BR
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