Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55891
Tipo: | Resumo |
Título : | A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
Autor : | Souza, Francisco Elton Martins de Cardoso, Lidia Amelia de Barros |
Palabras clave : | Estágio de observação;Língua inglesa;Ensino Médio;Escola pública |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | SOUZA, Francisco Elton Martins de; CARDOSO, Lidia Amelia de Barros. A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 4, p. 5602, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O Estágio de Observação do Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio é uma das atividades curriculares obrigatórias do curso de Licenciatura em Letras/Inglês noturno da Universidade Federal Ceará. O objetivo principal desta atividade é inserir o graduando que está próximo à colação de grau no ambiente escolar, a fim de que ele possa iniciar sua familiarização com o ensino da língua inglesa na Educação Básica. Cada discente da atividade foi livre para escolher uma escola, pública ou privada, para o cumprimento da observação, bem como o ano escolar a ser observado. A observação realizada neste estágio consistiu de três etapas: observação dos alunos de uma turma de Ensino Fundamental ou Médio e realização de entrevista com um grupo amostral de 3 a 5 estudantes; observação da conduta do professor de língua inglesa em sala de aula; e coleta de dados estatísticos a respeito da escola observada. Realizei minha observação na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em uma turma de 2º ano do turno da manhã. Foi possível constatar que a disciplina Língua Inglesa é considerada pelos alunos como uma disciplina das menos exigentes no currículo do Ensino Médio, uma vez que é possível optar por outras línguas em exames vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, que é o foco principal da escola pesquisada. Também foi constatado que as aulas de inglês são predominantemente aulas de leitura, com inserções de tópicos gramaticais; as aulas são inteiramente ministradas em português e predominam atividades de compreensão de textos que se assemelham a questões presentes em processos seletivos para ingresso na universidade. Apenas o 2º e o 3º ano têm a disciplina de Língua Inglesa, com apenas uma aula semanal com 50 minutos de duração. Desse modo, concluímos que o trabalho com o inglês na escola observada se encaixa na abordagem da língua estrangeira para fins específicos, no caso a leitura e a compreensão de pequenos textos em língua inglesa. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55891 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_res_femsouza_labcardoso.pdf | 49,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.