Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55891
Tipo: | Resumo |
Título: | A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
Autor(es): | Souza, Francisco Elton Martins de Cardoso, Lidia Amelia de Barros |
Palavras-chave: | Estágio de observação;Língua inglesa;Ensino Médio;Escola pública |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SOUZA, Francisco Elton Martins de; CARDOSO, Lidia Amelia de Barros. A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 4, p. 5602, 2019. |
Resumo: | O Estágio de Observação do Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio é uma das atividades curriculares obrigatórias do curso de Licenciatura em Letras/Inglês noturno da Universidade Federal Ceará. O objetivo principal desta atividade é inserir o graduando que está próximo à colação de grau no ambiente escolar, a fim de que ele possa iniciar sua familiarização com o ensino da língua inglesa na Educação Básica. Cada discente da atividade foi livre para escolher uma escola, pública ou privada, para o cumprimento da observação, bem como o ano escolar a ser observado. A observação realizada neste estágio consistiu de três etapas: observação dos alunos de uma turma de Ensino Fundamental ou Médio e realização de entrevista com um grupo amostral de 3 a 5 estudantes; observação da conduta do professor de língua inglesa em sala de aula; e coleta de dados estatísticos a respeito da escola observada. Realizei minha observação na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em uma turma de 2º ano do turno da manhã. Foi possível constatar que a disciplina Língua Inglesa é considerada pelos alunos como uma disciplina das menos exigentes no currículo do Ensino Médio, uma vez que é possível optar por outras línguas em exames vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, que é o foco principal da escola pesquisada. Também foi constatado que as aulas de inglês são predominantemente aulas de leitura, com inserções de tópicos gramaticais; as aulas são inteiramente ministradas em português e predominam atividades de compreensão de textos que se assemelham a questões presentes em processos seletivos para ingresso na universidade. Apenas o 2º e o 3º ano têm a disciplina de Língua Inglesa, com apenas uma aula semanal com 50 minutos de duração. Desse modo, concluímos que o trabalho com o inglês na escola observada se encaixa na abordagem da língua estrangeira para fins específicos, no caso a leitura e a compreensão de pequenos textos em língua inglesa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55891 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_res_femsouza_labcardoso.pdf | 49,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.