Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55844
Tipo: | Resumo |
Título: | Sala Aldemir Martins (MAUC - Uma nova recepção estética KF002014PJ0024) |
Autor(es): | Pereira, Ana Carolina do Carmo Braga, Marina Macêdo Biserra, Thallys Paulo Silva Silva, Amanda Ferreira da Fernandes, Ana Giselle Melo Costa, Pedro Eymar Barbosa |
Palavras-chave: | intervenção;rodapé;Aldemir Martins;Museu de Arte da UFC - MAUC;Museus - Exposições |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | PEREIRA, Ana Carolina do Carmo; BRAGA, Marina Macêdo; BISERRA, Thallys Paulo Silva; SILVA, Amanda Ferreira da; FERNANDES, Ana Giselle Melo; COSTA, Pedro Eymar Barbosa. Sala Aldemir Martins (MAUC - Uma nova recepção estética KF002014PJ0024). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O projeto “MAUC: Uma nova recepção estética” constitui-se de um conjunto de postulações estratégicas voltadas para o enriquecimento do diálogo possível entre a provocação artística do espaço museológico e os universos de apreensão estética do visitante. Ou seja, trata-se de um projeto que tem por objetivo configurar - através de interferências na ordem dos objetos, nas informações e na cenografia - as salas do museu, como a sala Aldemir Martins. Assim, se aprofunda no trabalho dos artistas, tirando-os das obras e trazendo-os para a sala como um todo. Definido por meio de pesquisas e estudos sobre os quadros e as técnicas utilizadas pelo artista, a intervenção da sala Aldemir Martins consistiu na criação de um rodapé com o objetivo de transmitir a atmosfera de experimentação, utilizando formas e cores inspirados no quadro Galo, 1977. O trabalho iniciou-se com a reorganização das obras na sala, categorizando-as de acordo com a técnica utilizada e dispondo-as ergonomicamente no espaço. Em seguida, foi escolhido a obra que utilizaríamos como referência visual e, a partir disso, iniciamos um estudo de experimentações de cores, formas, disposições e técnicas na oficina Mestre Noza. Posteriormente, as formas escolhidas foram digitalizadas e a disposição foi pensada para dar ao rodapé uma maior fluidez e harmonia visual. A partir daí, utilizou-se para a realização das pinturas suportes de acetato, com as sequências previamente escolhidas, que serviriam como molde para a intervenção na sala, e esponjas utilizadas para tingir as paredes proporcionando fluidez, beleza e originalidade, devido à textura obtida. Por fim, retoques foram realizados para conferir um acabamento uniforme. Como resultado, tivemos uma resposta positiva do público que conseguiu sentir uma integração das obras com a sala e, assim, conseguimos representar a identidade do artista. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55844 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_accpereira.pdf | 71,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.