Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Ana Carolina do Carmo-
dc.contributor.authorBraga, Marina Macêdo-
dc.contributor.authorBiserra, Thallys Paulo Silva-
dc.contributor.authorSilva, Amanda Ferreira da-
dc.contributor.authorFernandes, Ana Giselle Melo-
dc.contributor.authorCosta, Pedro Eymar Barbosa-
dc.date.accessioned2020-12-28T13:33:29Z-
dc.date.available2020-12-28T13:33:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Carolina do Carmo; BRAGA, Marina Macêdo; BISERRA, Thallys Paulo Silva; SILVA, Amanda Ferreira da; FERNANDES, Ana Giselle Melo; COSTA, Pedro Eymar Barbosa. Sala Aldemir Martins (MAUC - Uma nova recepção estética KF002014PJ0024). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55844-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectintervençãopt_BR
dc.subjectrodapépt_BR
dc.subjectAldemir Martinspt_BR
dc.subjectMuseu de Arte da UFC - MAUCpt_BR
dc.subjectMuseus - Exposiçõespt_BR
dc.titleSala Aldemir Martins (MAUC - Uma nova recepção estética KF002014PJ0024)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto “MAUC: Uma nova recepção estética” constitui-se de um conjunto de postulações estratégicas voltadas para o enriquecimento do diálogo possível entre a provocação artística do espaço museológico e os universos de apreensão estética do visitante. Ou seja, trata-se de um projeto que tem por objetivo configurar - através de interferências na ordem dos objetos, nas informações e na cenografia - as salas do museu, como a sala Aldemir Martins. Assim, se aprofunda no trabalho dos artistas, tirando-os das obras e trazendo-os para a sala como um todo. Definido por meio de pesquisas e estudos sobre os quadros e as técnicas utilizadas pelo artista, a intervenção da sala Aldemir Martins consistiu na criação de um rodapé com o objetivo de transmitir a atmosfera de experimentação, utilizando formas e cores inspirados no quadro Galo, 1977. O trabalho iniciou-se com a reorganização das obras na sala, categorizando-as de acordo com a técnica utilizada e dispondo-as ergonomicamente no espaço. Em seguida, foi escolhido a obra que utilizaríamos como referência visual e, a partir disso, iniciamos um estudo de experimentações de cores, formas, disposições e técnicas na oficina Mestre Noza. Posteriormente, as formas escolhidas foram digitalizadas e a disposição foi pensada para dar ao rodapé uma maior fluidez e harmonia visual. A partir daí, utilizou-se para a realização das pinturas suportes de acetato, com as sequências previamente escolhidas, que serviriam como molde para a intervenção na sala, e esponjas utilizadas para tingir as paredes proporcionando fluidez, beleza e originalidade, devido à textura obtida. Por fim, retoques foram realizados para conferir um acabamento uniforme. Como resultado, tivemos uma resposta positiva do público que conseguiu sentir uma integração das obras com a sala e, assim, conseguimos representar a identidade do artista.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_accpereira.pdf71,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.