Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55837
Tipo: Resumo
Título : Projeto Imuno Ensina UFC: ensino da imunologia para alunos de escola profissionalizante de Fortaleza (Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE - FM00.2015.PJ.0183)
Autor : Pinheiro, Aryane de Azevedo
Teixeira, Edson Holanda
Nogueira, Ana Maria
Silva, Denise Montenegro da
Lopes Filho, Geraldo Magela
Queiroz, Jose Ajax Nogueira
Palabras clave : Imunologia;Saúde;Educação
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : PINHEIRO, Aryane de Azevedo; TEIXEIRA, Edson Holanda; NOGUEIRA, Ana Maria; SILVA, Denise Montenegro da; LOPES FILHO, Geraldo Magela; QUEIROZ, Jose Ajax Nogueira. Projeto Imuno Ensina UFC: ensino da imunologia para alunos de escola profissionalizante de Fortaleza (Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE - FM00.2015.PJ.0183). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: A ação extencionista "Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE (Projeto Imuno-Ensina UFC) é um projeto realizado por docentes da disciplina de imunologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) juntamente com estudantes da graduação e pós-graduação de áreas interdisciplinares tanto da UFC quanto de outras instituições de ensino superior de Fortaleza. O projeto também conta com o apoio do Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS) localizado no Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) no campus do Porangabuçu. A ação busca, através da parceria com escolas de ensino profissionalizantes de Fortaleza, levar conhecimentos em Imunologia, educação em saúde e qualidade de vida para alunos dessas instituições, bem como a integração do conhecimento teórico e práticos da Imunologia com seu cotidiano. As ações do projeto são realizadas por meio de encontros presenciais semanais através da aplicação de estratégias pedagógicas como, rodas de conversa, debates, palestras temáticas e dinâmicas. Para avaliar o desempenho da equipe de trabalho, ao final de cada ação é aplicado um questionário de satisfação. Somado às ações presenciais, o projeto também atua por meio das mídias digitais, principalmente através do blog e página no Facebook, que são utilizados como veículo informativo e difusor das ações do projeto. De 2015.2 a 2016.2, três instituições foram contempladas com as ações que contabiliza, em média, a participação de 527 alunos de forma presencial. Nas redes sociais, até a conclusão deste trabalho, as publicações do projeto são acompanhadas por 756 internautas. Assim, conclui-se que a Imunologia, como ciência, possui caráter multidisciplinar, com interface na área da saúde, conectada a importantes temas do cotidiano. A proposta da integração dos conhecimentos teóricos e práticos da Imunologia na educação básica permite que o estudante seja capaz de contextualizar o que é discutido nas ações com os problemas de saúde encontrados na comunidade.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55837
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_aapinheiro.pdf76,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.