Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55808
Tipo: Dissertação
Título: A utilização do Facebook como recurso auxiliar à experiência filosófica no ensino médio: uma alternativa de aplicação da metodologia de Sílvio Gallo
Título em inglês: The use of Facebook as an auxiliary resource to the philosophical experience in high school: an alternative to apply the methodology of Sílvio Gallo
Autor(es): Freitas, Jossilane de Sousa
Orientador: Almeida, José Carlos Silva de
Palavras-chave: Facebook;Ensino;Filosofia;Teaching;Philosophy
Data do documento: 2020
Citação: FREITAS, Jossilane de Sousa. A utilização do Facebook como recurso auxiliar à experiência filosófica no ensino médio: uma alternativa de aplicação da metodologia de Sílvio Gallo. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar a construção e analisar a viabilidade de uma prática alternativa de ensino de Filosofia que alia a proposta metodológica do educador e filósofo Sílvio Gallo com o ambiente virtual de uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo. Nesta perspectiva, o Facebook adquire, na investigação, a função de ferramenta auxiliar e complementar ao desenvolvimento das aulas de Filosofia, o que nos permitiu, através da sua adaptação e configuração adequada, pensar numa experiência e aplicação metodológica do ensino da Filosofia. Para o desenvolvimento do trabalho, partimos da sua construção e fundamentação teórica, o que o qualifica em princípio como uma pesquisa bibliográfica. Assim, num primeiro momento, foram feitas leituras e análises sobre a proposta metodológica e de ensino da Filosofia defendida por Sílvio Gallo, bem como utilizamos outras referências que vão ao encontro do pensamento adotado por nosso autor principal. Também utilizamos pesquisas de acadêmicos e dados que apontam para a viabilização e contribuição dos espaços virtuais no processo educacional. Em uma segunda etapa, a pesquisa adquire seu caráter exploratório e descritivo, ou seja, iniciamos o processo de análise, apresentação e exploração da rede social a fim de identificar quais recursos, funcionalidades e configurações são mais adequados para o uso do Facebook no ensino da filosofia. Nesse momento, apresentamos o produto de nossa proposta de pesquisa, ou seja, construímos e organizamos informações e diretrizes semelhantes a um passo a passo com modelos que exemplificam e esclarecem como cada etapa, não só de criação e configuração do ambiente, mas também como os momentos metodológicos propostos por Gallo, nomeadamente a sensibilização, a problematização, a investigação e a conceituação podem ser desenvolvidos e aplicados no processo de apropriação e utilização do referido ambiente virtual. Em nossas considerações finais, destacamos o grande potencial e mostramos a viabilidade da utilização do Facebook como recurso auxiliar ao ensino da filosofia, reconhecendo-o como capaz, a partir de sua correta adaptação e configuração, de proporcionar o desenvolvimento de características essenciais ao pensamento filosófico no ensino médio.
Abstract: The present study it aims to present the construction and analyze the viability of an alternative philosophy teaching practice that combines the methodological proposal of the educator and philosopher Sílvio Gallo with the virtual environment of one of the most used social networks in Brazil and in the world. In this perspective, Facebook acquires, in the investigation, the function of auxiliary and complementary tool to the development of Philosophy classes, which allowed us, through its adaptation and adequate configuration, to think about an experience and methodological application of the teaching of Philosophy. For the development of the work, we start from its construction and theoretical foundation, which qualifies it in principle as a bibliographic research. Thus, at first, readings and analyzes were made on the methodological and teaching proposal of Philosophy defended by Sílvio Gallo, as well as we used other references that meet the thinking adopted by our main author. We also use academic research and data that point to the viability and contribution of virtual spaces in the educational process. In a second stage, the research acquires its exploratory and descriptive character, that is, we started the process of analysis, presentation and exploration of the social network in order to identify which resources, functionalities and configurations are most suitable for the use of Facebook in the teaching of philosophy. At that moment, we present the product of our research proposal, that is, we build and organize information and guidelines similar to a step by step with models that exemplify and clarify how each step, not only of creating and configuring the environment, but also how methodological moments proposed by Gallo, namely awareness, problematization, research and conceptualization can be developed and applied in the process of appropriation and use of the referred virtual environment. In our final remarks, we highlight the great potential and show the feasibility of using Facebook as an auxiliary resource for teaching philosophy, recognizing it as capable, from its correct adaptation and configuration, to provide the development of essential characteristics to philosophical thinking in high school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55808
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_jsfreitas.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.