Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Teixeira, Ana Karine Macedo | - |
dc.contributor.author | Coelho, Raul Victor Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-22T11:03:59Z | - |
dc.date.available | 2020-12-22T11:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, R. V. P. Dilemas éticos vivenciados durante as práticas clínicas nos cursos de odontologia: revisão de literatura. 2020. 38 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55790 | - |
dc.description.abstract | During graduation in dentistry, the training of procedures is one of the main moments of learning, being part of the daily work of the team of dental clinics-schools. Certainly, clinical care in these spaces has a work routine and rules aimed at students, teachers and patients. However, these activities are not immune to having their order disturbed in the face of ethical dilemmas that, even if they can be predicted, require debates in the context of dentistry training. The aim of this study was to conduct a literature review on the ethical dilemmas that permeate the clinical practices of dentistry courses. A literature search was carried out in the databeses BVS, PubMed and Google Academic, and after applying the inclusion criteria and full reading, were found fourteen publications related to the theme between the years 2003 and 2019. Reports from students, tutors and patients resulted in the identification of ten ethical dilemmas of clinical teaching practices and institutional limitations, such as, transparency of information, patient consente, communication, dehumanization, strict curricular demands, cultural conflicts and prejudices. Some of these questions about ethics are only minimally covered by undergraduate curricula and expose the vulnerability of patients and generate stress for students. We conclude that consulting the parties involved in clinical care at universities on how they find out and act on critical issues of daily life in this activity is relevant in guiding educators and students to provide a learning environment beneficial to the exercise of ethical behavior | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Clínicas Odontológicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Continuada em Odontologia | pt_BR |
dc.title | Dilemas éticos vivenciados durante as práticas clínicas nos cursos de odontologia: revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Durante a graduação em Odontologia, o treinamento de procedimentos técnicos constitui um dos principais momentos de aprendizagem, sendo parte do cotidiano da equipe de trabalho das clínicas odontológicas de ensino. No entanto, estas atividades não estão imunes a terem sua ordem perturbada diante de dilemas éticos que, mesmo que possam ser previstos, requerem ser debatidos no âmbito da formação em Odontologia. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre os dilemas éticos que permeiam as práticas clínicas dos cursos de Odontologia. Realizou-se uma busca na literatura nas bases de dados BVS, PubMed e Google acadêmico e após aplicar os critérios de inclusão e leitura completa da publicação, encontrou-se 14 publicações relacionadas ao tema entre os anos de 2003 e 2019. Relatos de alunos, tutores e pacientes resultaram na identificação de dez dilemas éticos de práticas clínicas de ensino e limitações institucionais, como transparência das informações, consentimento dos pacientes, comunicação, desumanização, demandas curriculares rígidas, conflitos culturais e preconceitos. Algumas destas questões sobre ética são apenas minimamente contempladas pelos currículos de graduação e exponenciam a vulnerabilidade de pacientes e geram estresse aos estudantes. Conclui-se que consultar como as partes envolvidas no atendimento clínico em universidades detectam e agem perante as questões críticas do cotidiano desta atividade é relevante ao guiar educadores e alunos a proporcionarem um ambiente de aprendizado benéfico ao exercício do comportamento ético. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ODONTOLOGIA - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_rvpcoelho.pdf | 328,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.