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Tipo: Dissertação
Título: Percepções discentes sobre o ensino de sociologia nas escolas públicas estaduais do Maciço de Baturité
Título em inglês: Discent perceptions about sociology teaching in schools state public of the Baturité Mass
Autor(es): Freire, Newton Malveira
Orientador: Gonçalves, Danyelle Nilin
Palavras-chave: Sociologia - ensino médio;Sociologia - ensino em escolas públicas;UNILAB - curso de sociologia
Data do documento: 2020
Citação: FREIRE, Newton Malveira. Percepções discentes sobre o ensino de sociologia nas escolas públicas estaduais do Maciço de Baturité. 2020. 206f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), Fortaleza, 2020.
Resumo: A presença da Sociologia nas matrizes curriculares das escolas brasileiras de Ensino Médio, a partir da promulgação da Lei nº 11.684 de 2008, tem ampliado o debate sobre metodologias, conteúdos, material didático, entre outras questões que envolvem as condições que a disciplina é ofertada nos estabelecimentos de ensino. Por mais que ela apareça em grande quantidade na Educação Básica, considera-se essencial uma articulação com a universidade, para que sejam pensados novos construtos teóricos e planejadas novas práticas pedagógicas para a incrementação do ensino e a aprendizagem. Com base nessa construção coletiva, pautada no respeito e na abertura ao diálogo entre escola-universidade, que a referida pesquisa, fruto do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, teve como propósito avaliar as percepções dos estudantes sobre o ensino de Sociologia nas unidades escolares da região do Maciço de Baturité - CE, tendo em vista a presença da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e a oferta de um curso de licenciatura em Sociologia na referida instituição. Para tanto, de acordo com os critérios metodológicos, nossa pesquisa é de natureza explicativa do tipo mista (SAMPIERI, 2010). O percurso adotado na busca de dados e informações consistiu em pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários online elaborados em formulário no Google Forms. O instrumento foi aplicado com estudantes regularmente matriculados(as) na 3ª série do Ensino Médio e contou com a participação de 1.097 deles(as). Foi possível constatar, que o Maciço de Baturité desponta como uma região com potencial para avançar na produção e circulação do conhecimento sociológico, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Contudo, apesar da presença da universidade e das ações que ela realiza no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, vimos que a Sociologia no Ensino Médio precisa avançar no campo do estágio, na área de formação continuada de professores e entre outros aspectos, para que ela cumpra suas potencialidades educativas pertinentes à formação humana e integral dos sujeitos discentes.
Abstract: The Sociology presence in the curricular matrices of Brazilian high schools, since the enactment of Law No. 11,684 of 2008, has broadened the debate on methodologies, content, didactic material, among other issues that involve the conditions that the discipline is offered in educational establishments. As much as it appears substantially in Basic Education, it is at the university that new theoretical constructs are thought out and new pedagogical practices are planned to increase teaching and learning. Based on this collective construction, build on respect and openness to school-university dialogue, that the aforementioned research, the result of the Professional Master's Degree in Sociology in the National Network, aimed to evaluate the students’ perceptions on Sociology teaching at the school units in the Maciço de Baturité region - CE, in view of the presence of the University of International Integration Lusofonia Afro-Brasileira and the offer of a degree course in Sociology at that institution. Therefore, according to the methodological criteria, our research is of an explanatory nature of the mixed type (SAMPIERI, 2010). The path taken in the search for data and information, consisted of bibliographical, documentary research and application of online questionnaires elaborated on Google Forms. The instrument was applied to students regularly enrolled in the 3rd grade of high school and was attended by 1097 of them. It was possible to verify that the Maciço de Baturité emerges as a region with the potential to advance in the production and circulation of sociological knowledge in both Basic Education and Higher Education. However, despite the presence of the university and the actions it carries out in the scope of teaching, research and extension, we saw that Sociology in High School needs to advance in the field of internship, in the area of teachers continuing education, among other aspects, so that it fulfills its educational potentials relevant to the students human and integral formation
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55756
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