Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Regis Pires-
dc.contributor.authorBandeira, Lucas Benjamim Cunha-
dc.date.accessioned2020-12-16T19:26:37Z-
dc.date.available2020-12-16T19:26:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Lucas Benjamim Cunha. Predição de trajetórias de veículos a partir de dados de sensores de trânsito. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55718-
dc.description.abstractA locomoção em centros urbanos é considerado um dos maiores desafios relacionados a gestão de desenvolvimento urbano, devido ao alto índice de congestionamento. Perante isso, este trabalho propõe e avalia modelos multivariados de trajetórias que predizem um valor que representa um sensor de trânsito que representa o próximo ponto dessa trajetória. Os experimentos foram realizados sobre dados de trajetórias de veículos, geradas por sensores de trânsito da cidade de Fortaleza no Ceará. Os resultados mostraram que o algoritmo XGBoosting obteve a melhor performance para essa abordagem geral, já que apresentou os melhores resultados nos quesitos avaliados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectDetectorespt_BR
dc.subjectSequências (Matemática)pt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.titlePredição de trajetórias de veículos a partir de dados de sensores de trânsitopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorRafael, Lívia Almada Cruz-
dc.description.abstract-ptbrA locomoção em centros urbanos é considerado um dos maiores desafios relacionados a gestão de desenvolvimento urbano, devido ao alto índice de congestionamento. Perante isso, este trabalho propõe e avalia modelos multivariados de trajetórias que predizem um valor que representa um sensor de trânsito que representa o próximo ponto dessa trajetória. Os experimentos foram realizados sobre dados de trajetórias de veículos, geradas por sensores de trânsito da cidade de Fortaleza no Ceará. Os resultados mostraram que o algoritmo XGBoosting obteve a melhor performance para essa abordagem geral, já que apresentou os melhores resultados nos quesitos avaliados.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_lbcbandeira.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.