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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55718
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Magalhães, Regis Pires | - |
dc.contributor.author | Bandeira, Lucas Benjamim Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T19:26:37Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T19:26:37Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BANDEIRA, Lucas Benjamim Cunha. Predição de trajetórias de veículos a partir de dados de sensores de trânsito. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55718 | - |
dc.description.abstract | A locomoção em centros urbanos é considerado um dos maiores desafios relacionados a gestão de desenvolvimento urbano, devido ao alto índice de congestionamento. Perante isso, este trabalho propõe e avalia modelos multivariados de trajetórias que predizem um valor que representa um sensor de trânsito que representa o próximo ponto dessa trajetória. Os experimentos foram realizados sobre dados de trajetórias de veículos, geradas por sensores de trânsito da cidade de Fortaleza no Ceará. Os resultados mostraram que o algoritmo XGBoosting obteve a melhor performance para essa abordagem geral, já que apresentou os melhores resultados nos quesitos avaliados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Trajetória | pt_BR |
dc.subject | Detectores | pt_BR |
dc.subject | Sequências (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado do computador | pt_BR |
dc.title | Predição de trajetórias de veículos a partir de dados de sensores de trânsito | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Rafael, Lívia Almada Cruz | - |
dc.description.abstract-ptbr | A locomoção em centros urbanos é considerado um dos maiores desafios relacionados a gestão de desenvolvimento urbano, devido ao alto índice de congestionamento. Perante isso, este trabalho propõe e avalia modelos multivariados de trajetórias que predizem um valor que representa um sensor de trânsito que representa o próximo ponto dessa trajetória. Os experimentos foram realizados sobre dados de trajetórias de veículos, geradas por sensores de trânsito da cidade de Fortaleza no Ceará. Os resultados mostraram que o algoritmo XGBoosting obteve a melhor performance para essa abordagem geral, já que apresentou os melhores resultados nos quesitos avaliados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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