Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55628
Tipo: Dissertação
Título: Construção de um trabalho audiovisual como metodologia de ensino do emprego das funções orgânicas no cotidiano
Título em inglês: Construction of audiovisual work as a teaching methodology for the use of organic functions in daily life
Autor(es): Queiroz, Sergio de Oliveira
Orientador: Magalhães, Antônio Carlos
Palavras-chave: Ensino.;Aprendizagem.;Funções orgânicas.;Metodologia.;Audiovisual.;Redes Sociais;Salas virtuais
Data do documento: 18-Mar-2020
Citação: QUEIROZ, Sérgio de Oliveira. Construção de um trabalho audiovisual como metodologia de ensino do emprego das funções orgânicas no cotidiano. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O ensino da química orgânica no emprego das funções orgânicas no cotidiano é um tó pico bastante amplo, podendo ser contextualizado com a utilização de recursos digitais na produção de um trabalho audiovisual como metodologia complementar de ensino e aprendizagem. Na era digital é possível observar que os alunos, nativos digitais, se rel acionam com as pessoas através das novas mídias como blogs e redes sociais. Neste contexto, é possível criar uma abordagem contextualizada de ensino virtual através das tecnologias de informação e comunicação, trazendo para o aluno uma metodologia de ensin o aprendizagem mais adequada a essa realidade. Este trabalho trata se de uma pesquisa exploratória. Tem como objetivo abordar a Química Orgânica de forma contextualizada em turmas de 2º ano do Ensino Médio, para criação de trabalhos audiovisuais no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará em Fortaleza, com auxílio de uma sala virtual de ensino. O trabalho consistiu em criar seis grupos de alunos com cinco integrantes cada, em três salas diferentes, totalizando dezoito grupos para desenvolvimento de tr abalhos sobre o emprego das funções orgânicas no cotidiano. Foram propostas seis funções orgânicas e sorteadas aleatoriamente, um para cada grupo, onde deveriam desenvolver uma pesquisa sobre o tema: Emprego das funções orgânicas no cotidiano. Associando o a uma função orgânica em específico como objeto de estudo. As pesquisas foram desenvolvidas em uma sala de aula virtual, onde semanalmente um integrante da equipe por vez descrevia em um caderno de campo digital o conteúdo das reuniões, para que se pudess e acompanhar, orientar e sugerir sobre o caminhar da pesquisa. Essa pesquisa possibilitou aos alunos da escola a elaboração de vários trabalhos audiovisuais que serviram de base para a última prova global do ano. A utilização da linguagem audiovisual como metodologia complementar de ensino aprendizagem teve como propósito tornar o ensino de química mais interativo e atualizado, melhorar o rendimento escolar, fato que ocorreu com o aumento das notas ao longo do ano 2018 em relação aos anos anteriores, bem c omo o desempenho percentual positivo das turmas participantes em relação a uma turma controle.
Abstract: The teaching of organic chemistry in the use of organic functions in everyday life is a very broad topic, which can be contextualized with the use of digital resources in the production of audiovisual work as a complementary teaching and learning methodolo gy. In the digital age, it is possible to observe that students, digital natives, relate to people through new media such as blogs and social networks. In this context, it is possible to create a contextualized approach to virtual teaching through informat ion and communication technologies, bringing to the student a teaching learning methodology more appropriate to this reality. This work is an exploratory research, aims to approach Organic Chemistry in a contextualized way in classes of 2nd year of High Sc hool, to create audiovisual works at the Military College of the Fire Department of Ceará in Fortaleza, with the help of a virtual teaching room. The work consisted of creating six groups of students with five members each, in three different rooms, totali ng eighteen groups to develop works on the use of organic functions in daily life. Six organic functions were proposed and drawn at random, one for each group, where they should develop a research on the theme: Use of organic functions in daily life. Assoc iating it to a specific organic function as an object of study. The surveys were developed in a virtual classroom, where a team member at a time described the content of the meetings in a digital field notebook at a time, so that they could follow up, guid e and suggest the progress of the research. This research enabled the school's students to prepare several audiovisual works that served as the basis for the last global test of the year. The use of audiovisual language as a complementary teaching learning methodology had the purpose of making chemistry teaching more interactive and updated, improving school performance, a fact that occurred with the increase in grades throughout 2018 compared to previous years, as well as the positive percentage performanc e of the participating classes in relation to a control class.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55628
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_pe_soqueiroz.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_dis_soqueiroz.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.