Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Virginia Bentes-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Anderson Lima da-
dc.date.accessioned2020-12-08T22:45:05Z-
dc.date.available2020-12-08T22:45:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Anderson Lima da. O fluxo de informação no Museu de Arte da UFC e os impactos na formação cultural e educativa de seu público. 2020. 69f. - TCC (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55624-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFluxo de Informaçãopt_BR
dc.subjectMuseu de Arte da UFC (MAUC)pt_BR
dc.subjectFormação Culturalpt_BR
dc.subjectFormação Educativapt_BR
dc.titleO fluxo de informação no Museu de Arte da UFC e os impactos na formação cultural e educativa de seu públicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO principal objetivo desta pesquisa é averiguar de que maneira ocorre o fluxo de informação no Museu de Arte da UFC (MAUC) e seus impactos na formação cultural e educativa de seus visitantes. Isto porque, no contexto dos museus, o fluxo informacional ainda é pouco abordado. Trata-se de um estudo de cunho exploratório, de natureza quanti-qualitativa que buscou apurar as contribuições das atividades do MAUC junto ao seu público. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, tendo-se aplicado por meio de redes sociais ao público do Museu. Na perspectiva da análise e interpretação, nos pautamos no método funcionalista. De acordo com os resultados obtidos, os visitantes revelaram mais impressões positivas do que negativas referentes às informações artístico-culturais adquiridas no MAUC. Os participantes da pesquisa demonstraram estar conscientes do papel social do Museu e de seu alcance do ponto de vista da divulgação de suas ações. Ainda como resultados, foram revelados as inúmeras contribuições para melhor entendimento do conceito de arte; na difusão de conteúdos para trabalhar em sala de aula; e no incentivo de valorização da cultura regional. Assim, conclui-se que este trabalho possibilitou constatar o papel de formador cultural e educativo do Museu de Arte da UFC, e a subjetividade coletada na pesquisa possibilita novas investigações sobre fluxo de informação no âmbito museológico.pt_BR
dc.description.abstract-frLe but principal de cette recherche est de découvrir comment se déroule le flux d'informations au Musée d'Art de l'Université Federal du Ceará (MAUC) et quels sont ses impacts sur la formation culturelle et éducative de son public. En effet, dans le contexte des musées, le flux d'informations est encore peu traité. Il s'agit d'une étude exploratoire, de nature quantitative etqualitative, qui visait à vérifier les contributions des activités du MAUC aux visiteurs. La collecte des données a été réalisée au moyen d'un questionnaire appliqué au public du Musée. Pour effectuer l‘analyse et l‘interprétation nous sommes guidés par la méthode fonctionnaliste. Selon les résultats obtenus, les visiteurs ont révélé des impressions plus positives que négatives en ce qui concerne les informations artistiques et culturelles acquises au MAUC. Les participants à la recherche se sont montrés conscients du rôle social du Musée et de sa portée du point de vue de la diffusion de ses actions. Le public a révélé que le MAUC avait apporté des nombreuses contributions à la compréhension du concept d'art; diffuser du contenu pour travailler en classe; et en encourageant l'appréciation de la culture régionale. Ainsi, on en conclut que ce travail a permis de vérifier le rôle de formateur culturel et éducative du MAUC, et la subjectivité recueilliée dans la recherche permet de nouvelles investigations sur les flux d'informations dans le domaine de la muséologie.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_laldsilva.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.