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Type: TCC
Title: Estudo sobre o uso de smartphones na estimativa do índice de irregularidade longitudinal dos pavimentos.
Authors: Braúna, Ian Mateus Guimarães
Advisor: Maia, Camila Lima
Keywords: Irregularidade longitudinal dos pavimentos;Smartphones;Índice de irregularidade longitudinal;Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP)
Issue Date: 2020
Citation: BRAÚNA, Ian Mateus Guimarães. Estudo sobre o uso de smartphones na estimativa do índice de irregularidade longitudinal dos pavimentos. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pavimentação de vias de circulação de veículos tem como função primordial aprimorar o tráfego e a experiência durante a operação das mesmas pelos motoristas. Contudo, com o passar de sua vida útil, o pavimento sofre uma degradação progressiva em função das intempéries e da atuação do tráfego que, associada a falta de um gerenciamento efetivo da qualidade do pavimento, leva a um aumento na quantidade de vias em más condições, um cenário comum a rodovias brasileiras. Visando identificar maneiras de tornar a avaliação da irregularidade do pavimento de maneira eficiente, prática e de baixo custo, o presente trabalho consiste na avaliação dos smartphones como uma potencial ferramenta na determinação do índice de irregularidade longitudinal (IRI). A análise foi realizada mensurando o índice de irregularidade longitudinal de dois trechos de 100 metros das rodovias CE-356 e CE-377 através do método do Nível e Mira. Essas medições iniciais de IRI foram utilizadas como valores de referência, a fim de serem correlacionadas com os valores RMSVA, índice relacionado a irregularidade do pavimento e que mede as movimentações verticais sofridas pelo veículo. Tal parâmetro é determinado através de sinais de aceleração vertical captados por um smartphone fixado ao painel de um veículo que percorreu os mesmos trechos do sistema do Nível e Mira. Os resultados de correlação, através dos coeficientes de Pearson (R), para o trecho da CE- 377 (R=0,78) e CE-356 (R=0,40) mostraram que apesar de necessitarem de um sistema de calibração, os smartphones se apresentam como uma alternativa viável, de baixo custo e de grande potencial em um sistema de gerência de pavimentos.
Abstract: The paving of vehicle roads has the primary function of improving the traffic and experience during the use of the same by its users. However, with the passing of its lifespan, the pavement undergoes a progressive degradation due to the weather and traffic performance, which, associated with the lack of effective management of the pavement quality, leads to an increased number of roads in bad conditions, a common scenario of Brazilian highways. In order to identify means to make the evaluation of the pavement roughness an efficient, practical and low cost process, the present work consists of the evaluation of smartphones as a potential tool in the determination of the international roughness index (IRI). The analysis was carried out by measuring the international roughness index of two stretches of 100 meters of the CE-356 and CE-377 highways using the Rod and Level method. These initial IRI measurements were used as reference values, in order to be correlated with the root mean square vertical acceleration (RMSVA) values, a parameter related to the pavement roughness and that measures the vehicle vertical movements. This parameter is determined through vertical acceleration signals captured by a smartphone fixed to the dashboard of a vehicle that travelled those same stretches of the Rod and Level system. The correlation results, through Pearson’s coefficients (R), for the stretch of CE-377 (R=0.78) and CE-356 (R=0.40) showed that despite the need of a calibration system, smartphones are presented as a viable alternative, of low cost and of great potential in a pavement management system.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55616
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias

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