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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jucá, Paulyne Matthews | - |
dc.contributor.author | Bento, Gabriel Jorge Tavares Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T19:38:24Z | - |
dc.date.available | 2020-12-07T19:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BENTO, Gabriel Jorge Tavares Ramos. Refatoração do jogo Bicho UFC Rampage usando SOLID e padrões de projeto. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55596 | - |
dc.description.abstract | The games market is becoming more and more competitive, demanding that the games developed are ready for rapid changes. For this, good projects use the tools and knowledge provided by Software Engineering. This knowledge is used in its processes that integrate professionals from different areas, in the tools that speed up the development and in the previous knowledge acquired by other developers. And when it comes to code, to build good code design, good developers use SOLID principles and design patterns. These two skills are fundamental to building a code structure good enough to be ready for the rapid changes that the market requires, increasing the chances of successful games. And at this point comes the objective of this work that applies the refactoring of the game Bicho UFC Rampage, a game developed by students from the Federal University of Ceará (UFC) in Quixadá, Ceará, using these fundamental techniques for any good developer. This work is aimed at developers who want to learn more about refactoring, SOLID principles and design patterns applied to games developed with the Unity engine. The execution process takes place with the presentation of the project in its initial state, and then goes on to identify bad design smells, which are indications of a badly structured code design. Then, apply the SOLID principles and design standards to mitigate and/or eliminate these bad smells by improving the quality of the code design. After these refactoring steps, a static code analysis is applied in the initial and final versions that compare the two versions showing the differences using the NDepend tool. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Software-Refatoração | pt_BR |
dc.subject | SOLID | pt_BR |
dc.subject | Padrão de projeto de software | pt_BR |
dc.title | Refatoração do jogo Bicho UFC Rampage usando SOLID e padrões de projeto | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Cada vez mais o mercado de jogos se torna mais competitivo exigindo que os jogos desenvolvidos estejam prontos para mudanças rápidas. Para isso, bons projetos usam das ferramentas e conhecimento provido pela Engenharia de Software. Esses conhecimentos são usados em seus processos que integram profissionais de diferentes áreas, nas ferramentas que agilizam o desenvolvimento e no conhecimento prévio adquirido por outros desenvolvedores. E em se tratando de código, para se construir um design de código bom, bons desenvolvedores usam de princípios SOLID e padrões de projeto. Esses dois conhecimentos são fundamentais para a construção de uma estrutura de código boa o suficiente para estar pronta para as mudanças rápidas que o mercado exige, aumentando as chances de sucesso dos jogos. É nesse ponto que entra o objetivo deste trabalho que aplica a refatoração do jogo Bicho UFC Rampage, um jogo desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá, Ceará, usando dessas técnicas fundamentais para qualquer bom desenvolvedor. Este trabalho tem como público-alvo desenvolvedores que desejam aprender mais sobre refatoração, princípios SOLID e padrões de projeto aplicados a jogos desenvolvidos com a engine Unity. O processo de execução se dá com a apresentação do projeto em seu estado inicial, e depois parte para a identificação de maus cheiros de design, que são indícios de um design de código mau estruturado. Logo depois, aplica os princípios SOLID e padrões de projeto para amenizar e/ou eliminar esses maus cheiros melhorando a qualidade do design do código. Depois desses passos de refatoração, uma análise estática de código é aplicada na versão inicial e final que compara as duas versões mostrando as diferenças usando a ferramenta NDepend | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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