Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55578
Type: TCC
Title: Consumo sustentável: uma análise do comportamento do consumidor cearense em relação à oferta de produtos alimentícios a granel
Authors: Silva, Amanda Batista da
Advisor: Silva Filho, José Carlos Lázaro da
Keywords: Consumo sustentável;Comportamento do consumidor;Produtos a granel;Sustentabilidade
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, A. B. Consumo sustentável: uma análise do comportamento do consumidor cearense em relação à oferta de produtos alimentícios a granel. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O modo de viver das pessoas se modificou ao longo do tempo, bem como a forma de se consumir. O nível de produção e consumo atual tem causado impactos significativos ao meio ambiente, e com isso o mundo está se voltando a buscar alternativas de consumo mais sustentáveis. Por essa razão, esse estudo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor cearense em relação à oferta de produtos alimentícios a granel. Para tal, foi realizado um questionário online, alcançando o número de 118 respostas válidas. Os resultados mostraram que os respondentes fizeram compras de produtos alimentícios de forma rotineira, enquanto a compra de produtos alimentícios a granel era realizada apenas por parte destes, de forma mais moderada, mas já significativa. Os respondentes apresentaram interesse em comprar ou continuar a comprar produtos alimentícios a granel, tendo a maioria desses apontado o interesse a depender de questões relacionadas ao distanciamento social – medida restritiva adotada para se evitar a propagação do coronavírus –, e a propensão em se levar e em se comprar embalagens e/ou sacolas no processo de compra de tais produtos se mostrou favorável. As principais desvantagens na opinião dos respondentes em relação à compra e/ou venda desses produtos foram que há poucos estabelecimentos que vendem produtos alimentícios a granel e que há poucas informações sobre os produtos nos estabelecimentos; e quanto as principais vantagens, obteve-se que há a possibilidade de comprar produtos em menores quantidades e que há a possibilidade de comprar produtos novos para provar, já que se pode comprar em menores quantidades. A opinião dos respondentes sobre o futuro do consumo de produtos alimentícios a granel após a pandemia do coronavírus é de que o consumo permanecerá da mesma forma atual; a opinião sobre o consumo de embalagens de produtos alimentícios é de que esse deveria permanecer da mesma forma; e a opinião sobre o impacto que o consumo de embalagens de produtos alimentícios causa ao meio ambiente é de que é causado um impacto negativo.
Abstract: People's way of life has changed over time, as has the way of consuming. The current level of production and consumption has caused significant impacts on the environment, and with this the world is turning to seek more sustainable consumption alternatives. For this reason, this study aims to analyse the behaviour of consumers in Ceará in relation to the supply of food products in bulk. To this end, an online questionnaire was carried out, reaching the number of 118 valid responses. The results showed that respondents made purchases of food products on a routine basis, while the purchase of food products in bulk was carried out only by them, in a more moderate, but already significant. Respondents showed interest in buying or continuing to buy food products in bulk, with most of them pointing out the interest to depend on issues related to social distance - a restrictive measure adopted to prevent the spread of the coronavirus - and the propensity to take and buying packages and / or bags in the process of purchasing such products proved to be favourable. The main disadvantages in the respondents' opinion in relation to the purchase and / or sale of these products were that there are few establishments that sell food products in bulk and that there is little information about the products in the establishments; and as for the main advantages, it was obtained that there is the possibility to buy products in smaller quantities and that there is the possibility to buy new products to try, since it is possible to buy in smaller quantities. The respondents' opinion about the future of consumption of bulk food products after the coronavirus pandemic is that consumption will remain the same as it is today; the opinion on the consumption of food product packaging is that it should remain the same; and the opinion about the impact that the consumption of food product packaging has on the environment is that it has a negative impact.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55578
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_absilva.pdf2,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.