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Tipo: Dissertação
Título: A importância da filosofia na construção da autonomia e emancipação dos alunos de cursos técnicos integrados ao nível médio
Título em inglês: The importance of philosophy in the construction of autonomy and emancipation of students in integrated technical courses at high school
Autor(es): Figueiredo, Santiago Pontes Freire
Orientador: Oliveira, Renato Almeida de
Palavras-chave: Filosofia;Emancipação;Autonomia;Ensino Técnico;Philosophy;Emancipation;Autonomy;Technical Education
Data do documento: 2020
Citação: FIGUEIREDO, Santiago Pontes Freire. A importância da filosofia na construção da autonomia e emancipação dos alunos de cursos técnicos integrados ao nível médio. 2020.110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: As escolas de ensino técnico integrado ao nível médio oferecem uma formação que visa prioritariamente a profissionalização dos indivíduos. Nesse sentido, a Filosofia, incluída neste cenário, poderia contribuir para este processo educacional e, para além dele, desenvolver a autonomia e emancipação dos estudantes para que se tornem, também, cidadãos críticos e reflexivos? Por meio de uma análise histórica será possível analisar a inserção e consolidação do ensino profissionalizante no Brasil desde a colonização, destacando o papel excludente com que esta modalidade de ensino se configurou ao longo dos anos, ao formar uma cultura de subserviência, caminhando, porém, através do tempos, para uma formatação mais completa do ponto de vista da educação integral. À luz do pensamento de Theodor Adorno, observar-se-á como o capitalismo penetra nas entranhas dos indivíduos, ditando o ritmo de suas vidas, ações, pensamentos, moldando o modelo humano que mais adequa a esta lógica de coisificação. Como consequência temos o desvelamento de uma semi-formação e semi-cultura gerada pela intensificação do consumo das massas e da hipervalorização dos saberes práticos. Como saída, serão apontadas metodologias que promovam uma educação integral e afetiva, incentivando a apreensão dos conteúdos que levem os estudantes a um pensar crítico, questionador, autônomo e emancipador. Por meio da aplicação de um questionário semiaberto com alunos da terceira série de uma escola de ensino médio com curso técnico integrado, será observado como o ensino de filosofia pode contribuir para a formação da autonomia e emancipação dos estudantes, a fim de demonstrar com dados a efetividade da filosofia nesta modalidade de ensino, relacionando criticamente as respostas com a pesquisa bibliográfica, confirmando que a Filosofia no ensino médio possui um papel fundamental, através de aulas que promovam a reflexão crítica, através da leitura, interpretação e produção de textos, além de outros métodos utilizados pelos educadores que incentivem os alunos e alunas a, gradativamente, desenvolverem a autonomia e a emancipação.
Abstract: Schools of technical education integrated at the secondary level offer training that primarily aims at the professionalization of individuals. In this sense, could Philosophy, included in this scenario, contribute to this educational process and, in addition to it, develop students' autonomy and emancipation so that they also become critical and reflective citizens? Through a historical analysis it will be possible to analyze the insertion and consolidation of vocational education in Brazil since colonization, highlighting the exclusive role with which this modality of education has been configured over the years, when forming a subservience culture, walking, however, through time, towards a more complete formatting from the point of view of integral education. In light of Theodor Adorno's thought, it will be observed how capitalism penetrates the entrails of individuals, dictating the rhythm of their lives, actions, thoughts, shaping the human model that best suits this logic of objectification. As a consequence we have the unveiling of a semi-formation and semi-culture generated by the intensification of the consumption of the masses and the overvaluation of practical knowledge. As a way out, methodologies that promote integral and affective education will be pointed out, encouraging the apprehension of the contents that lead students to a critical, questioning, autonomous and emancipatory thinking. Through the application of a semi-open questionnaire with third grade students from a high school with an integrated technical course, it will be observed how the teaching of philosophy can contribute to the formation of students' autonomy and emancipation, in order to demonstrate with data the effectiveness of philosophy in this teaching modality, critically relating responses to bibliographic research, confirming that Philosophy in high school has a fundamental role, through classes that promote critical reflection, through reading, interpretation and production of texts, in addition to other methods used by educators to encourage male and female students to gradually develop autonomy and emancipation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55575
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