Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCallado, Arthur de Castro-
dc.contributor.authorViriato, Maria Eduarda de Sousa-
dc.date.accessioned2020-12-03T12:59:23Z-
dc.date.available2020-12-03T12:59:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVIRIATO, Maria Eduarda de Sousa. Desafios na educação: comparando o impacto na aprendizagem de diferentes metodologias para o ensino de internet das coisas. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55542-
dc.description.abstractIn order to evaluate the teaching of the Internet of Things, two teaching methodologies that best apply to the understanding and teaching of the Internet of Things will be compared, the traditional teaching methodology and the active methodology of the inverted classroom will be used. This research will help teachers who wish to use active methodologies to teach. In this work, the benefits of the internet of things in school education and teaching using different methodologies are shown. As a case study, classes were planned and taught using Google Meet and Google Classroom for both methodologies and finally a questionnaire was applied to verify the students' learning. A detailed document was made informing the steps of a home automation practice. The results obtained show that the active inverted classroom methodology is suitable for teaching the internet of things.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectEnsino-Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleDesafios na educação: comparando o impacto na aprendizagem de diferentes metodologias para o ensino de internet das coisaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA fim de se avaliar o ensino da Internet das Coisas, serão comparadas duas metodologias de ensino para decidir a que melhor se aplica ao entendimento e ensino da Internet das Coisas, será utilizada a metodologia tradicional de ensino e a metodologia ativa da sala de aula invertida. Essa pesquisa servirá de auxílio para os professores que desejam utiliza metodologias ativas para ensinar. Neste trabalho são mostrados os benefícios da Internet das Coisas na educação escolar e o ensino da mesma usando metodologias diferentes. Como estudo de caso, foram planejadas e ministradas aulas usando o Google Meet e o Google Sala de aula para ambas as metodologias e por fim foi aplicado um questionário para verificar o aprendizado dos alunos. Foi feito um documento detalhado informando os passos de uma prática de automação residencial. Os resultados obtidos mostram que a metodologia ativa de sala de aula invertida é adequada ao ensino de internet das coisas.pt_BR
Aparece nas coleções:REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_mesviriato.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.