Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55513
Type: Artigo de Periódico
Title: Escrita acadêmica no Curso de Geografia: uma análise de experiências discentes
Title in English: Academic writing in the Geography course: an analysis of student experiences
Authors: Silva, Elizabeth Maria da
Silva, Juliana Marcelino
Keywords: Escrita acadêmica;Gêneros acadêmicos;Licenciatura em Geografia
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: SILVA, Elizabeth Maria da; SILVA, Juliana Marcelino. Escrita acadêmica no Curso de Geografia: uma análise de experiências discentes. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 10, v. 10, n. 3, p. 1-21, set./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste artigo, objetiva-se identificar que gêneros são escritos por estudantes de licenciatura em Geografia de uma universidade federal brasileira e em que condições de produção ocorre essa demanda, a partir das próprias experiências deles. Fundamenta-se nos conceitos de gêneros discursivos e suas condições de produção (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Metodologicamente, desenvolve-se à luz do paradigma interpretativo, enquadrando-se como uma pesquisa de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), do tipo híbrida – exploratória (GIL, 1994) e experiencial (MICOLLI, 2006, 2014) –, cujos participantes são estudantes do curso referido. Os registros de transcrição das entrevistas semiestruturadas realizadas, que integram um conjunto de dados de uma pesquisa mais ampla sobre a escrita em contextos acadêmicos, são explorados com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2002 [1977]). A análise das experiências desses estudantes com a escrita acadêmica evidencia o que escrevem no seu curso, para quem, para que e como. Destacam-se textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos, sejam de formação (resenhas, resumos), sejam de especialistas (artigos científicos), tendo pelo menos dois públicos leitores – um mais específico e predominante, situado no âmbito da sala de aula (professor, alunos e monitor da disciplina) e outro mais amplo, situado externamente à sala de aula, mas ainda no âmbito acadêmico (leitores de anais de evento e de capítulos de livro). Esses gêneros são escritos recorrentemente para atender a fins avaliativos, diretos ou indiretos. Para tanto, a demanda geralmente é ancorada na apresentação de modelos (gerais e específicos) dos gêneros a serem escritos e, em alguns casos, é seguida de um feedback do leitor.
Abstract: In this article, the objective is to identify which genres are written by undergraduate students in Geography at a Brazilian federal university and under what conditions of production this demand occurs, based on their own experiences. It is based on the concepts of discursive genres and their conditions of production (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Methodologically, it is developed in the light of the interpretive paradigm, framing itself as a qualitative research (BOGDAN; BIKLEN, 1994), of the hybrid type - exploratory (GIL, 1994) and experiential (MICOLLI, 2006, 2014) -, whose participants are students of the referred course. The transcription records of the semi-structured interviews were carried out, which integrate a set of data from a broader research on writing in academic contexts, are explored based on content analysis (BARDIN, 2002 [1977]). The analysis of these students’ experiences with academic writing shows what they write in their course, for whom, for what and how. We highlight texts belonging to different discursive genres, either from training (reviews, abstracts), or from specialists (scientific articles), with at least two readerships - one more specific and predominant, located within the classroom (professor, students and monitor of the discipline) and a larger one, located outside the classroom, but still in the academic sphere (readers of the annals of events and book chapters). These genres are repeatedly written to serve evaluative purposes, direct or indirect. Therefore, the demand is usually anchored in the presentation of models (general and specific) of the genres to be written and, in some cases, it is followed by the feedback of the reader.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55513
ISSN: 2237-6321
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_emsilvajmsilva.pdf193,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.