Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alcinéia De Souza | - |
dc.contributor.author | Cunha, Leonardo Ferreira Farias Da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-27T12:17:24Z | - |
dc.date.available | 2020-11-27T12:17:24Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alcinéia de Souza; CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da. Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1 - 12, abr. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-0463 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55494 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze and discuss the curricular organization of the degree course in Geography of a Teaching Institution in the city of Formosa-GO. The text discusses issues that involve the role of the curriculum in the project of initial teacher training, the dilemmas still not overcome by the training courses and the necessary knowledge for this professional to develop their pedagogical practice. Through documentary analysis (Pedagogical Project of the Course - PPC), it was observed the fragmentation and disarticulation between the specific contents and the pedagogical contents in the pedagogical proposal of that Institution. Faced with such a reality, there is an urgent need for bachelor´s degrees, in general, to rethink and reorganize their curricula in order to achieve a solid, meaningful academic education connected to teaching work in schools. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Geosaberes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.title | Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a organização curricular do curso de licenciatura em Geografia de uma Instituição de Ensino na cidade de Formosa-GO. O texto discute questões que envolvem o papel do currículo no projeto de formação inicial do professor, os dilemas ainda não superados pelos cursos de formação e os saberes necessários a este profissional para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por meio de análise documental (Projeto Pedagógico do Curso – PPC), observou-se a fragmentação e desarticulação entre os conteúdos específicos e os pedagógicos na proposta pedagógica daquela Instituição. Diante de tal realidade, defende-se a urgente necessidade das licenciaturas, de modo geral, repensarem e reorganizarem os seus currículos, com vistas a uma formação acadêmica sólida, significativa e conexa ao trabalho docente, no âmbito escolar. | pt_BR |
dc.title.en | Specific contents of one side, pedagogical contents of another: a dilemma that has not been overcome in the training courses for the geography teacher | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_adssilva.pdf | 471,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.