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Type: TCC
Title: A publicidade e a imagem feminina: imagens da mulher brasileira na década de 1950 a partir da revista Jornal das Moças
Authors: Moura, Alana Brandão
Advisor: Silva, Cristina Maria da
Keywords: Publicidade;Imagem feminina
Issue Date: 2018
Citation: MOURA, Alana Brandão. A publicidade e a imagem feminina: imagens da mulher brasileira na década de 1950 a partir da revista Jornal das Moças. Orientadora: Cristina Maria da Silva. 2018. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O foco deste trabalho é refletir sobre a imagem da mulher brasileira na década de 1950 a partir das publicidades e matérias veiculadas na imprensa, especificamente na revista feminina Jornal das Moças. O propósito é entender a mulher desta década vendo o período como de transição nos aspectos econômico, político, social e de luta do feminismo no Brasil. A imprensa feminina trazia em suas páginas estereótipos da mulher, com suas políticas de representações e intrínseca relação com o capitalismo. Assim, buscou-se nesse estudo perceber a reprodução da imagem feminina na publicidade como grande influenciadora na relação entre mulher e sociedade. O retrato da mulher nas revistas da década de 1950 gerou cobranças em relação ao corpo e ao comportamento femininos de modo a influenciar na subjetividade e formação da identidade da mulher. Então, perceber quais eram os signos postos nas publicidades e matérias traz a análise de quais cobranças eram feitas às mulheres, reafirmando quais os seus possíveis lugares dentro da sociedade e controlando as suas percepções sobre o mundo e sobre si mesmas. Nessa pesquisa qualitativa bibliográfica, o corpo feminino que aparece no período estudado é aquele prioritariamente esguio e constantemente jovem, mas, também, delicado e sutilmente atraente, sedutor, ao mesmo tempo em que deve ser puro e virgem. Além do corpo, os papéis sociais da mulher também eram disseminados com grande frequência e precisão em Jornal das Moças, sendo eles os de dona de casa, de esposa e de mãe. O corpo e comportamento femininos da década de 1950 foram analisados com o objetivo final de entender o que dessa mulher e das cobranças feitas sobre elas ainda persistem nos dias de hoje e refletem na vida e nas escolhas diversas da mulher atual. O trabalho concluído pode contribuir como base para estudos sobre as mulheres e as publicidades construídas sobre e para elas, possibilitando uma comparação entre esses aspectos na década de 1950 e nos últimos anos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55492
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