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Tipo: Tese
Título: Educação do campo: uma análise sobre educação ambiental a partir do projeto pedagógico e da concepção da comunidade escolar
Título em inglês: Rural education: an anlysis on environmenta education from the pedagogical project and school community conceptions
Autor(es): Pitombeira, Rafael Soares de Souza
Orientador: Casimiro Filho, Francisco
Coorientador: Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Palavras-chave: Escola do campo;Práticas ambientais;Agroecologia.
Data do documento: 2020
Citação: PITOMBEIRA, Rafael Soares de Souza. Educação do campo: uma análise sobre educação ambiental a partir do projeto pedagógico e da concepção da comunidade escolar. 256 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A presente tese investigou como se relacionam as concepções e práticas da educação ambiental e da educação do campo e suas repercussões para a construção da identidade e cultura camponesa na Escola do Campo de Ensino Médio Maria Nazaré de Sousa (Nazaré Flor), localizada no Assentamento Maceió, no município de Itapipoca, Ceará. Para isso, realizou-se um estudo de caso no qual foram adotados: roda de conversa, questionários, entrevistas, diário de campo, aplicação de grupo focal e participação em uma jornada pedagógica. O período da pesquisa foi entre os meses de junho de 2017 a outubro de 2019. Participaram do presente estudo 13 docentes e 10 discentes. Os resultados apontam que a educação ambiental está inserida de modo interdisciplinar na Escola do Campo, e que a agroecologia constitui-se a base para a educação ambiental, educação do campo e fortalecimento do campesinato. Constatou-se ainda que as potencialidades que contribuem para se trabalhar a educação ambiental de forma interdisciplinar são: o contexto no qual a escola está inserida, as estratégias didático-pedagógicas, bem como a afinidade com os temas por envolver o cotidiano dos(as) educandos(as) e educadores(as). Em contraste, observou-se que o principal desafio enfrentado pelos docentes foi: o tempo de planejamento insuficiente para discussão dos assuntos interdisciplinares. Outra limitação destacada pelos(as) educadores(as) foi que, desde a graduação, sentem dificuldades no que diz respeito à formação interdisciplinar que contemple a educação ambiental. Ademais, a utilização do campo experimental apresenta-se como uma estratégia de ensino, pesquisa e extensão que permite a socialização do conhecimento, a integração, à reflexão e a interação da educação ambiental e a educação do campo. O presente estudo apresenta-se como uma importante contribuição para ressaltar a relevância da Escola do Campo, bem como reafirmar que as concepções e práticas da educação ambiental e educação do campo abordada pela Escola do Campo Nazaré Flor contribuem, de forma significativa, para a construção da identidade e cultura camponesa, além de promover uma educação emancipatória frente ao sistema capitalista que está posto em nossa sociedade. Por fim, espera-se que os resultados obtidos colaborem na ampliação de uma bibliografia nacional e internacional, trazendo elementos que favoreçam o debate das escolas do campo no estado do Ceará e em outros estados brasileiros que vivenciem processos semelhantes à realidade da escola estudada.
Abstract: This thesis investigated how the concepts and practices of environmental education and rural education are related and their repercussions for the construction of peasant identity and culture at the Maria Nazaré de Sousa High School, (Nazaré Flor), located in the Maceió Settlement, in the municipality of Itapipoca, Ceará. For this, a case study was held in which were adopted: conversation circle, questionnaires, interviews, field diary, application of focus group and participation in a pedagogical journey. The research period was from June 2017 to October 2019. Thirteen teachers and ten students participated in this study. The results show that environmental education is inserted in an interdisciplinary mode in the school, and that agroecology constitutes the basis for environmental education, rural education and strengthening of the peasantry. It was also found that the potentialities that contribute to working with environmental education in an interdisciplinary mode are: the context in which the school is inserted, the didactic-pedagogical strategies, as well as the affinity with the themes for involving the daily lives of the students and educators. In contrast, it was observed that the main challenge faced by teachers was: insufficient planning time to discuss interdisciplinary topics. Another limitation highlighted by educators was that, since graduation, they experience difficulties with regard to interdisciplinary training that includes environmental education. In addition, the use of the experimental field is presented as a teaching, research and extension strategy that permits the socialization of knowledge, integration, reflection and interaction between environmental education and rural education. This study presents itself as an important contribution to highlight the relevance of the rural school, as well as to reaffirm that the conceptions and practices of environmental education and rural education addressed by Nazaré Flor Rural High School contribute, in a significant way, to the construction of peasant identity and culture, besides promoting an emancipatory education in face of the capitalist system that is placed in our society. Finally, it is expected that the results obtained will collaborate in the expansion of a national and international bibliography, bringing elements that favor the debate of rural schools in the state of Ceará and in other Brazilian states that experience processes similar to the reality of the studied school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55435
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