Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55374
Type: Artigo de Periódico
Title: Reformas em contraste, formações em debate um estudo das Leis 5.692/71 e 13.415/17 e a proposição de um prisma rizomático na educação profissional
Other Titles: Reformas de contraste, formaciones en debate: un estudio de las leyes 5.692/71 y 13.415/17 y la proposición de un prisma rizomático en la formación profesional
Title in English: Reforms in contrast, training under debate: a study of laws 5.692/71 and 13.415/17 and the proposition of a rhizomatic view in professional education
Authors: Silva, Francisco Vieira da
Silva, Diego Rodrigues da
Coringa, Ariel Quizi de Andrade
Keywords: Educação profissional;Estudo das leis;Prisma rizomático
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Labor
Citation: SILVA, Francisco Vieira da; SILVA, Diego Rodrigues da; CORINGA, Ariel Quizi de Andrade. Reformas em contraste, formações em debate um estudo das Leis 5.692/71 e 13.415/17 e a proposição de um prisma rizomático na educação profissional. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 391-414, jul./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo tem por objetivo investigar as especificidades da Lei nº 5.692/1971 e a Lei nº 13.415/2017, com vistas a pensar nas configurações da educação profissional e na possível construção de uma formação integral. A metodologia constitui-se por meio de uma análise documental de fontes, através do estudo das leis e dos Referenciais Curriculares disponibilizados pelo MEC acerca da implantação do Novo Ensino Médio. Em seguida, no processo de toda pesquisa, buscaremos acirrar as discussões acerca dos limites e contradições das Leis nº 5.692/1971 e nº 13.415/2017, enquanto propostas para um ensino-aprendizagem mercadológico e/ou humanizador. Por fim, problematizaremos a ideia de “Formação Integrada”, sugerida nas realidades que constituem uma suposta conciliação satisfatória entre o Ensino Propedêutico e a Educação Profissional, utilizada nos textos e insinuações de ambas as leis, no intuito de traçar movimentos reflexivos que possibilitem enxergá-la através de um prisma Rizomático, conceito esse desenvolvido pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ainda que erigidos em momentos históricos distintos, esses dispositivos reformistas palmilham trajetos semelhantes, tendo em vista que recrudescem a dualidade existente entre a formação técnico-profissional e a formação integral.
Abstract: The purpose of the present article to investigate the specificities of Law 5.692/1971 and Law 13.415/2017, in order to thinking about the configurations of professional education and the possible construction an integral formation. The methodology is constituted through a documental analysis of sources, through the study of laws and Curricular Benchmarks made available by MEC regarding the implementation about the New High School. Then, in the process of all research, we will seek to intensify the discussions about the limits and contradictions of the Laws nº 5.692/1971 and nº 13.415/2017, as proposals for marketing and/or humanizing teaching-learning. Finally, we will problematize the idea of "Integrated Training", suggested in the realities that constitute a supposedly satisfactory conciliation between Propaedeutic Teaching and Professional Education, used in the texts and insinuations of both laws, in order to trace reflective movements that make it possible to see it through a rhizomatic view, a concept developed by the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari. Although erected in different historical moments, these reformist devices follow similar paths, in view of the fact that they intensify the existing duality between technical-professional training and integral training.
Abstract in Spanish: Este artículo tiene como objetivo investigar las especificidades de la Ley N° 5.692/1971 y la Ley N°13.415/2017, con miras a pensar en las configuraciones de la formación profesional y la posible construcción de una formación integral. La metodología se constituye a través de un análisis documental de fuentes, a través del estudio de las leyes y las Referencias Curriculares puestas a disposición por el MEC sobre la implantación de la nueva Educación Media. Luego, como parte del proceso de toda investigación, buscaremos promover las discusiones sobre los límites y contradicciones de las Leyes 5.692/1971 y 13.415/2017, como propuestas para un proceso de enseñanza y aprendizaje mercadológico y/o humanizador. Finalmente, problematizaremos la idea de “Formación Integrada”, sugerida en las realidades que constituyen una supuesta conciliación satisfactoria entre la Enseñanza Propedéutica y la Educación Profesional, utilizada en los textos e insinuaciones de ambas leyes, con el fin de propiciar movimientos reflexivos que permitan evidenciarlas a través de un prisma rizomático, concepto éste desarrollado por los filósofos Gilles Deleuze y Félix Guattari. A pesar de haber emergido en momentos históricos diferentes, esos dispositivos reformistas describen trayectorias similares, teniendo en cuenta que ellos refuerzan la dualidad existente entre formación técnico-profesional y formación integral.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55374
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_fvsilvadrsilva.pdf249,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.