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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Retratos do ensino profissional agrícola no Brasil: da escola média de agricultura de Pinheiro ao Colégio Agrícola Nilo Peçanha (1910-1964)
Título(s) alternativo(s): Retratos de educación agrícola profesional en Brasil: de la escuela media de agricultura en Pinheiro al Colegio Agrícola Nilo Peçanha (1910-1964)
Título em inglês: Pictures of professional agricultural education in Brazil: from Pinheiro agricultural middle school to The Agricultural College Nilo Peçanha (1910-1964)
Autor(es): Silva, Lidiane Dias da
Mendes, Marta Ferreira Abdala
Palavras-chave: Educação profissional agrícola;Pragmatismo;Assistencialismo
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: SILVA, Lidiane Dias da; MENDES, Marta Ferreira Abdala. Retratos do ensino profissional agrícola no Brasil: da escola média de agricultura de Pinheiro ao Colégio Agrícola Nilo Peçanha (1910-1964). Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 314-330, jul./dez. 2020.
Resumo: Este trabalho situa-se no âmbito da História das Instituições Escolares e teve como objeto de estudo os estabelecimentos de ensino formal que deram origem ao Instituto Federal do Rio de Janeiro/ Campus Pinheiral, com o objetivo de analisar seu processo de constituição e formação oferecida aos alunos do ensino profissional agrícola, no período compreendido entre 1910 a 1964. A escolha deste período contempla a promulgação do decreto n° 8.367/1910, que instituiu a Escola Média de Agricultura de Pinheiro até o início da ditadura civil-militar, ano que a escola foi transformada em colégio. Nossa abordagem metodológica pautou-se em pesquisa bibliográfica e documental. No que se refere a primeira, buscamos situar a criação da escola no contexto político e econômico nacional. Para investigar especificamente, fatores relacionados a Escola, baseamo-nos principalmente em legislações e relatórios ministeriais. Os resultados evidenciaram a subordinação da educação profissional agrícola ao projeto de modernização agrária do país, apontando a ligação entre pragmatismo, assistencialismo e educação profissional.
Abstract: This work is situated within the scope of the History of School Institutions and had as object of study the formal educational establishments that gave rise to the Federal Institute of Rio de Janeiro / Campus Pinheiral that with the aim of analyzing its process of constitution and formation offered to students of agricultural professional education, in the period from 1910 to 1964. The choice of this period contemplates the promulgation of decree n ° 8.367 / 1910, which instituted the Pinheiro Middle School of Agriculture until the beginning of the civil-military dictatorship, year that the school was transformed into college. Our methodological approach was based on bibliographic and documentary research. As regards the first, we seek to situate the creation of the school in the national political and economic context. To investigate specifically, factors related to Pinheiro Middle School of Agriculture, we base primarily on legislation and ministerial reports. The results showed the subordination of agricultural professional education to the country's agricultural modernization project, pointing out the link between pragmatism, assistance and professional education.
Resumen: Este trabajo se enmarca en el ámbito de la Historia de las Instituciones Escolares y tuvo como objeto de estudio los establecimientos educativos formales que dieron origen al Instituto Federal de Río de Janeiro / Campus Pinheiral, con el objetivo de analizar su constitución y proceso de formación ofrecido a los estudiantes. estudiantes de educación agrícola profesional, en el período de 1910 a 1964. La elección de este período incluye la promulgación del decreto n ° 8.367 / 1910, que estableció la Escuela Media de Agricultura Pinheiro hasta el inicio de la dictadura cívico-militar, año en que el la escuela se transformó en universidad. Nuestro enfoque metodológico se basó en la investigación bibliográfica y documental. Con respecto al primero, buscamos ubicar la creación de la escuela en el contexto político y económico nacional. Para investigar específicamente los factores relacionados con la escuela, nos basamos principalmente en la legislación y los informes ministeriales. Los resultados mostraron la subordinación de la formación profesional agrícola al proyecto de modernización agrícola del país, señalando el vínculo entre pragmatismo, asistencia y formación profesional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55276
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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