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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55272
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O processo de materialidade do núcleo politécnico comum no contexto do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó |
Otros títulos : | El proceso de materialidad del núcleo politécnico común en el contexto de la Enseñanza Secundaria Integrada del Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Chapecó |
Título en inglés: | The materiality process of the common polytechnical core’s in the context of Integrated High School at the Instituto Federal de Santa Catarina, Chapecó Campus |
Autor : | Belchior, Izac de Sousa Silva, Adriano Larentes da |
Palabras clave : | Ensino Médio Integrado;Politecnia;Núcleo Politécnico Comum |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Labor |
Citación : | BELCHIOR, Izac de Sousa; SILVA, Adriano Larentes da. O processo de materialidade do núcleo politécnico comum no contexto do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 223-249, jul./dez. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo debate o processo de construção do núcleo politécnico comum no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Chapecó, a partir das contribuições de dois grupos de trabalho responsáveis pela reestruturação curricular do EMI nesse campus. Seu objetivo é mostrar os limites e possibilidades de materialização do núcleo politécnico comum, enquanto conceito filosófico, instrumento metodológico e práxis, no Ensino Médio Integrado. O trabalho está subdividido em três seções: a primeira trata do Ensino Médio Integrado e seus desafios, tendo em vista os esforços de superação da dualidade do ensino; a segunda descreve a problemática do núcleo politécnico comum como práxis da educação politécnica e aporte para uma formação humana omnilateral e a terceira aborda a tentativa de materialidade do núcleo politécnico comum na experiência do IFSC, Campus Chapecó, a partir das Oficinas de Integração e outras unidades curriculares interdisciplinares. Os dados e análises resultam de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizadas de 2018 a 2020, junto ao IFSC, as quais evidenciaram os debates, embates e possibilidades de avanços de práticas docentes interdisciplinares e integradas, bem como de uma organização curricular coerente com a perspectiva de formação humana integral no contexto do ensino médio dos Institutos Federais. |
Abstract: | This article debates about the common polytechnical core’s development in the Integrated High School (EMI) at Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Chapecó Campus, by the contributions from two workgroups that were responsible for the curricular reconstruction of EMI in that campus. It aims to show the limits and possibilities of materialization of the common polytechnical core, as a philosophical concept, a methodological tool and praxis, in the Integrated High School. This works is divided in three sections: the first deals with the Integrated High School and it’s challenges, bearing in mind the efforts to overcome the duality of teaching; the second describes the common polytechnical core issue as a polytechnical education praxis and input to a omnilateral humanitarian education, and the third addresses the efforts to materialize the common polytechnical core in the IFSC’s (Chapecó Campus) experience, through the Integration Workshops and other interdisciplinary curricular units. The data and analysis stem from bibliographical, document and field research, held from 2018 to 2020, along with IFSC, whom highlighted the debates, clashes and possibilities of advances in interdisciplinary and integrated teaching practices, and a coherent curricular organization with an integral humanitarian formation perspective, in the context of Federal Institutes’ high school. |
Resumen en español: | Este artículo debate el proceso de construcción del núcleo politécnico común en la Enseñanza Secundaria Integrada (EMI) del Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Chapecó, a partir de las contribuciones de dos grupos de trabajo responsables por la reestructuración curricular de la EMI en aquel campus. Está subdividido en tres secciones: la primera trata de la Enseñanza Secundaria Integrada y sus desafíos, teniendo en cuenta los esfuerzos de superación de la dualidad de enseñanza; la segunda, describe la problemática del núcleo politécnico común como praxis de la educación politécnica y aporte para una formación humana omnilateral; y la tercera, aborda el intento de materialidad del núcleo politécnico común en la experiencia del IFSC, Campus Chapecó, a partir de las Oficinas de Integración y otras unidades curriculares interdisciplinares. El objetivo de este artículo es mostrar los límites y posibilidades de materialización del núcleo politécnico común, como concepto filosófico, instrumento metodológico y praxis, en la Enseñanza Secundaria Integrada. Los datos y análisis resultan de investigación bibliográfica, documental y de campo, realizada de 2018 a 2020, junto al IFSC, las cuales mostraron los debates, embates y posibilidades de avances de prácticas docentes interdisciplinares e integradas y de uma organización curricular que busca ser coerente com la perspectiva de formación humana integral bajo el contexto de la enseñanza secundaria de los institutos federales. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55272 |
ISSN : | 1983-5000 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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