Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5525
Tipo: | Tese |
Título : | Representações sociais da identidade profissional do enfermeiro em nefrologia |
Autor : | Oliveira, Fernanda Celedonio de |
Tutor: | Alves, Maria Dalva Santos |
Palabras clave : | Diálise;Promoção da Saúde;Prática Profissional |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | OLIVEIRA, F. C. Representações sociais da identidade profissional do enfermeiro em nefrologia. 2012. 120 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | A investigação objetivou compreender as representações sociais do enfermeiro especialista em Nefrologia quanto à identidade profissional; descrever a escolha profissional; identificar as representações atribuídas à profissão. Estudo do tipo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa, realizado em Fortaleza/CE, durante o período de fevereiro a maio de 2012, com 13 unidades de terapia renal substitutiva, com um universo de 25 enfermeiros nefrologistas. Foi utilizada a Teoria das Representações Sociais, com a Associação Livre de Palavras, mediante o Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada, organizados e analisados por dois softwares, respectivamente: Evoc e Alcest, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará no. 422/11. Os resultados evidenciaram cinco momentos distintos: primeiro, o perfil dos participantes; segundo, a formação acadêmica/graduação; terceiro, a trajetória do exercício profissional como especialista em Nefrologia; quarto e quinto – corresponderam respectivamente às evocações livres das palavras, sendo detectados os prováveis elementos periféricos e os núcleos centrais, em destaque – cuidado e conhecimento; e, por fim, o contexto lexical das palavras a partir da entrevista semiestruturada, com 86% de aproveitamento do corpus, dividido em três classes: Estágio extracurricular na graduação, Identidade profissional e Assistência ao paciente. Percebeu-se, que a identidade profissional foi adquirida no dia a dia do exercício do trabalho e conclui-se que se desenvolveu nos desafios da prática de trabalho cotidiana. As experiências extracurriculares foram significativas na escolha e na atuação em Nefrologia, constituindo-se na identidade profissional dos enfermeiros especialistas em Nefrologia. Finalizando, cabe recomendar às universidades e faculdade que incluam no Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharel em Enfermagem a disciplina Enfermagem em Nefrologia, uma vez que vem aumentando a incidência de pacientes renais, situação de Saúde Publica que necessita de profissionais capacitados para o exercício profissional nesta especialidade. |
Abstract: | The research aimed to understand the social representations of the nurse specialist in Nephrology regarding professional identity; describe career choice; identify the representations assigned to the profession. Study is an exploratory, descriptive, qualitative, held in Fortaleza / CE, during the period February to May 2012, with 13 units of renal replacement therapy, with a population of 25 nurses nephrologists. We used the theory of social representations with Free Word Association by the Association Test Free Word and The semistructured interview, organized and analyzed by two softwares, respectively: Evoc and Alcest, with approval of the Ethics in Research Universidade Federal do Ceará. 422/11. The results showed five distinct stages: first, the profile of participants and second, the academic / graduation and third, the trajectory of professional practice as a specialist in Nephrology, fourth and fifth - correspond respectively to free evocations of words, detected the probable elements peripheral and central, Featured – care and knowledge, and, finally, the lexical context of the words from the semi-structured interview, with 86% recovery of the corpus, divided into three classes: Stage extracurricular undergraduate, professional Identity and assistance to the patient. It was noticed that the professional identity was acquired in the daily exercise of labor and concludes that developed in the challenges of everyday working practice. The extracurricular experiences were significant in the choice and performance in Nephrology, becoming the professional identity of nurse specialists in Nephrology. Eventually, we recommend to universities and colleges that include Political Pedagogical Project in the course of Bachelor of Nursing Nephrology Nursing discipline, since it is increasing the incidence of renal patients, Public Health situation that requires skilled professionals for professional this specialty. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5525 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tese_fcoliveira.pdf | 669,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.