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dc.contributor.advisorBraga, Adriana Eufrásio-
dc.contributor.authorMuniz, Rita de Fátima-
dc.date.accessioned2020-11-12T22:57:01Z-
dc.date.available2020-11-12T22:57:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMUNIZ, Rita de Fátima. Otimização da eficiência educacional de unidades escolares: vivências de avaliação do ensino-aprendizagem com métodos multicritérios. 2020. 150f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55255-
dc.description.abstractIn Brazil, the Basic Education Development Index is considered a quality benchmark and therefore acts as a driver of public policies in the area of education. It remains to be seen whether municipalities that achieve good rates also have schools with the same level of efficiency and which inputs need to be reviewed so that non-efficient schools can also evolve in relation to results. The purpose of the thesis was to research the 3rd Regional Coordination for Education Development, since all the municipalities that comprise it show growth in the Basic Education Development Index throughout the editions. Thus, the objectives of the thesis were: to evaluate the efficiency of the teaching units of the 3rd Regional Coordination for Education Development in the Basic Education Development Index in the years 2005 to 2015; verify which inputs were shown to be more efficient in the years studied; and to analyze the didactic and methodological strategies used in the municipalities of the said coordination in the light of the subjectivity of the subjects. To this end, it was based on current legislation and authors such as Heidegger (2005, 2006), Horta Neto (2007, 2013), Charnes, Cooper and Rhodes (1978), Stufflebeam and Shinkfield (1987), Vianna (1989, 2000, 2005), among others. The research, of quantitative and qualitative nature, adopted the Data Envelopment Analysis method for quantitative analysis and the Heideggerian phenomenological philosophical current as theoretical support for the analysis and discussion of the interviews. It was evident that: i) the growth in the Basic Education Development Index in the course of editions in these municipalities comes from didactic and methodological strategies adopted by educators, however, in addition to professional effort and dedication, there are a number of factors that must be taken into account so that the units become efficient in relation to the results; ii) structural factors such as the number of classrooms in an institution and the number of students that the schools are able to serve, must be considered by the managers, as it was found a possible overcrowding in the evaluated institutions, which significantly influences in the teaching-learning process in these schools; iii) the Data Envelopment Analysis methodology, by promoting an analysis of multicriteria methods for decision making, makes it possible to manage school institutions in a more meaningful way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectAnálise de envoltória de dadospt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleOtimização da eficiência educacional de unidades escolares: vivências de avaliação do ensino-aprendizagem com métodos multicritériospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorLeite, Raimundo Hélio-
dc.description.abstract-ptbrNo Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é considerado um referencial de qualidade e atua, por conseguinte, como um condutor de políticas públicas na área da educação. Resta saber se municípios que conseguem bons índices também possuem escolas com um mesmo nível de eficiência e quais os insumos que precisam ser revistos para que escolas não eficientes também possam evoluir em relação aos resultados. A tese teve como propósito pesquisar sobre a 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, visto que todos os municípios que a compõem demonstram crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ao longo das edições. Assim, os objetivos da tese consistiram em: avaliar a eficiência das unidades de ensino da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos anos de 2005 a 2015; verificar quais insumos se mostraram mais eficientes nos anos estudados; e analisar as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas nos municípios da referida coordenadoria à luz da subjetividade dos sujeitos. Para tanto, embasou-se na legislação vigente e em autores como Heidegger (2005, 2006), Horta Neto (2007, 2013), Charnes, Cooper e Rhodes (1978), Stufflebeam e Shinkfield (1987), Vianna (1989, 2000, 2005), dentre outros. A pesquisa, de natureza quantiqualitativa, adotou o método de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis) para a análise quantitativa e a corrente filosófica fenomenológica heideggeriana como suporte teórico para a análise e discussão das entrevistas. Evidenciou-se que: i) o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no decurso das edições nessas municipalidades é oriundo de estratégias didáticas e metodológicas adotadas pelos educadores, entretanto, para além do esforço e dedicação profissionais, há uma série de fatores que devem ser levados em consideração para que as unidades tornem-se eficientes em relação aos resultados; ii) fatores de ordem estrutural, como a quantidade de salas de aula em uma instituição e a quantidade de alunos a que as escolas têm condições de atender, devem ser considerados pelos gestores, pois constatou-se uma possível superlotação nas instituições avaliadas, o que influencia significativamente no processo de ensino-aprendizagem nessas escolas; iii) a metodologia de Análise Envoltória de Dados, por promover uma análise de métodos multicritérios para a tomada de decisão, possibilita o gerenciamento de instituições escolares de forma mais significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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