Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Hédlin Braga-
dc.contributor.authorMachado, Lucília Regina de Souza-
dc.contributor.authorAfonso, Maria Lúcia Miranda-
dc.date.accessioned2020-11-12T21:34:04Z-
dc.date.available2020-11-12T21:34:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARBOSA, Hédlin Braga; MACHADO, Lucília Regina de Souza; AFONSO, Maria Lúcia Miranda. Reflexões sobre a docência na educação profissional e tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 62-81, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55251-
dc.description.abstractProfessional and Technological Education is growing in importance in the current context of great technological dynamism and significant changes in the world of work. It is, therefore, important to reflect on teaching in this field, especially in view of the challenges of education referenced in social quality and human rights. This article is the product of a literature review supported by articles, books, dissertations and theses on this topic. It offers historical and theoretical elements of interest for research and actions aimed at pedagogical training and professional teacher development relevant to the particularities of this context. It also adds to this discussion references used ordinarily in the designation of the professional considered a reference teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectCompetência docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeoria da atividadept_BR
dc.titleReflexões sobre a docência na educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.title.alternativeReflexiones sobre la enseñanza em educación professional y tecnologicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Profissional e Tecnológica cresce em importância no contexto atual de grande dinamismo tecnológico e mudanças significativas no mundo do trabalho. Torna-se, assim, importante refletir sobre a docência nesse campo, sobretudo diante dos desafios da educação referenciada em qualidade social e em direitos humanos. Este artigo é produto de revisão de literatura apoiada em artigos, livros, dissertações e teses sobre esse tema. Oferece elementos históricos e teóricos de interesse para a pesquisa e ações destinadas à formação pedagógica e ao desenvolvimento profissional docente pertinentes às particularidades desse contexto. Agrega, ainda, a essa discussão referenciais utilizados ordinariamente na designação do profissional considerado professor-referência.pt_BR
dc.description.abstract-esLa educación profesional y tecnológica está creciendo en importancia en el contexto actual de gran dinamismo tecnológico y cambios significativos en el mundo del trabajo. Por lo tanto, es importante reflexionar sobre la enseñanza en este campo, especialmente en vista de los desafíos de la educación a los que se hace referencia en calidad social y derechos humanos. Este artículo es el producto de una revisión de literatura respaldada por artículos, libros, disertaciones y tesis sobre este tema. Ofrece elementos históricos y teóricos de interés para la investigación y acciones dirigidas a la formación pedagógica y al desarrollo profesional docente relevantes para las particularidades de este contexto. También se agrega a esta discusión las referencias utilizadas habitualmente en la designación del profesional considerado un maestro de referencia.pt_BR
dc.title.enReflections on teaching in professional and technological educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_hbbarbosalrsmachado.pdf238,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.