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Tipo: TCC
Título: SDO: simulador de doenças oculares
Título em inglês: SDO: eye disease simulator
Autor(es): Sá, Rafael Avilar
Carvalho, Windson Viana de
Façanha, Agebson Rocha
Gomes, George Allan Menezes
Orientador: Carvalho, Windson Viana de
Palavras-chave: Doenças Visuais;Realidade Aumentada;Desenvolvimento Móvel;Processamento de Imagens
Data do documento: 2020
Citação: SÁ, Rafael Avilar; CARVALHO, Windson Viana de; FAÇANHA, Agebson Rocha; GOMES, George Allan Menezes. SDO: simulador de doenças oculares. 2020. 6 f. TCC (Graduação Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: No Brasil, em 2010, mais de 6.5 milhões de pessoas apresentavam algum distúrbio visual. Como parte de um movimento buscando maior integração de indivíduos com baixa visão ou com deficiência visual mais grave com a internet e as novas tecnologias, softwares, websites, e outros produtos digitais estão cada vez mais focando na acessibilidade. Designers e desenvolvedores, entretanto, precisam ter maior empatia, entendimento deste público assim como formação para corretamente implementar requisitos de acessibilidade em seus produtos. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um simulador de doenças oculares para dispositivos móveis com o intuito de contribuir no entendimento dos efeitos dessas doenças. Para este fim, ao longo do projeto, foram realizados estudos para descobrir como melhor simular cada sintoma das doenças e desenvolver o aplicativo SDO, que oferece tanto funcionalidades de simulação de tipos de Daltonismo como de doenças oculares mais graves (e.g., Glaucoma, Catarata), além de integração com HeadMounted Devices para aumentar o fator de imersão da simulação.
Abstract: In Brazil, in 2010, more than 6.5 million people had some visual disorder. As part of a movement seeking greater integration of individuals with low vision or with more severe visual impairment with the internet and new technologies, software, websites, and other digital products are increasingly focusing on accessibility. Designers and developers, however, need to have greater empathy, understanding of this audience as well as training to correctly implement accessibility requirements in their products. The objective of this work is to develop an eye disease simulator for mobile devices in order to contribute to the understanding of the effects of these diseases. To this end, throughout the project, studies were carried out to find out how to better simulate each symptom of diseases and develop the SDO application, which offers both functionalities for simulating types of color blindness and more serious eye diseases (eg, Glaucoma, Cataracts) , in addition to integration with HeadMounted Devices to increase the immersion factor of the simulation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55090
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