Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54980
Type: TCC
Title: Estudo do parâmetro friabilidade em briquetes de biomassa
Title in English: Study of the parameter friability in biomass briquettes
Authors: Távora, Luis Eurico Jucá
Advisor: Rios, Maria Alexsandra de Sousa
Keywords: Friabilidade;Biomassa;Briquetes
Issue Date: 2017
Citation: TÁVORA, Luis Eurico Jucá. Estudo do parâmetro friabilidade em briquetes de biomassa. 2017. 55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: A busca por tecnologias que avancem no sentido da diminuição do uso de combustíveis fósseis, seja por conta de restrições advindas de metas globais de poluição ou por uma drástica redução da oferta dessa fonte de energia – tornando processos alimentados pela energia da queima desse tipo de combustível insustentáveis – fomenta as pesquisas em geração de energia baseada em recursos renováveis. A utilização da biomassa como combustível se mostra uma alternativa para a geração de energia. A produção de briquete (compactação da biomassa), geralmente obtida a partir de rejeitos de outros processos, é crescente na Europa e possui, no Brasil, condições favoráveis para um amplo crescimento, o que já vem sendo observado por pesquisadores e empreendedores atentos às causas ligadas à sustentabilidade. Dentro de todo o processo produtivo dos briquetes, além de características bioquímicas, um parâmetro físico de fundamental importância para o processo e para o consumidor final é a friabilidade, que fornece indícios da resistência ao impacto e à abrasão, eventos recorrentes durante o processo de fabricação, transporte e manuseio do produto. O estudo desse parâmetro visa à produção de briquetes de maior qualidade. Neste cenário, o presente trabalho teve como objetivo o estudo da friabilidade, observando a influência das propriedades de fabricação (carga de compressão aplicada, massa dos briquetes, umidade do material a ser comprimido) e o comportamento dos combustíveis fabricados, em diferentes condições no teste de friabilidade. Utilizou-se um friabilômetro de bancada para a realização de 03 (três) experimentos nos briquetes de bagaço de cana, Andiroba e da mistura de quatro espécies (Andiroba, Muiracatiara, Maçaranduba e pinus sp). A velocidade de rotação foi variada em 10 rpm, 25 rpm e 50 rpm para investigação da influência do referido parâmetro nos resultados obtidos com o método utilizado. Outro parâmetro investigado foi a carga de compactação, a qual variou em 24,2 MPa, 48,4 MPa e 72,6 MPa. Todos os ensaios foram realizados em triplicata, totalizando 81 execuções
Abstract: The search for technologies that are moving towards the reduction of the use of fossil fuels, either because of restrictions resulting from global pollution targets or by a drastic reduction in the supply of this energy source - making processes fueled by the energy of burning that type of fuel unsustainable - fosters research into energy generation based on renewable resources. The use of biomass as fuel is an alternative for the generation of energy. The briquette production (compaction of biomass), usually obtained from tailings from other processes, is growing in Europe and has favorable conditions in Brazil for a broad growth, which has already been observed by researchers and entrepreneurs attentive to the causes linked to sustainability. Within the entire briquettes production process, besides biochemical characteristics, a physical parameter of fundamental importance to the process and to the final consumer is friability, which provides evidence of resistance to impact and abrasion, recurring events during the manufacturing process, transportation and handling of the product. The study of this parameter aims at the production of briquettes of higher quality. In this scenario, the present work had as its objective the study of the friability, observing the influence of the manufacturing properties (applied compression load, briquettes mass, moisture of the material to be compressed) and the behavior of the manufactured fuels under different test conditions of friability. A benchtop friabilometer was used to carry out three (3) experiments on the briquettes of bagasse, Andiroba and the mixture of four species (Andiroba, Muiracatiara, Maçaranduba and pinus sp). The speed of rotation was varied at 10 rpm, 25 rpm and 50 rpm to investigate the influence of this parameter on the results obtained with the method used. Another parameter investigated was the compaction load, which varied in 24,2 MPa, 48,4 MPa and 72,6 MPa. All the tests were performed in triplicate, totalizing 81 samples.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54980
Appears in Collections:ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_lejtavora.pdf3,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.