Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
Título em inglês: Education of geography, urban violence and its relationship with school space and graffiti
Autor(es): Silva, Eduardo Soares da
Melo, Josandra Araújo Barreto de
Palavras-chave: Educação;Práticas;Violência urbana;Escola;Ensino de geografia;Pichação e grafitagem
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: SILVA, Eduardo Soares da; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar. Geosaberes , Fortaleza, v. 9, n. 19, pág. 1 - 11, set. 2018.
Resumo: A violência presente nas cidades está ligada aos atos que acontecem na escola. Portanto, muitas práticas cotidianas ditas violentas se apresentam como similares, é o caso da pichação e da grafitagem. Sendo assim, o presente artigo retrata uma proposta de abordagem qualitativa do ensino da Geografia sobre três temas pertinentes aos estudos escolares: violência, pichação e grafitagem. Com base nessas constatações, foi realizado um trabalho de pesquisa-ação, materializado através de um projeto de intervenção didático-pedagógica, desenvolvido numa escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Os resultados indicaram que o projeto estimulou reflexões e ampliação da compreensão dos alunos acerca da violência urbana, da pichação e do grafite, além de tornarem possíveis a relação Geografia-cotidiano.
Abstract: The violence present in the cities is linked to the acts that happen in the school. Therefore, many everyday practices, said to be violent, present themselves as similar, is the case of graffiti. So, this article portrays a proposal for a qualitative approach to Geography teaching on three topics pertinent to the school studies: violence and graffiti. Based on these findings, a work of action research was carried out, materialized through a didactic-pedagogical intervention project, developed in a public school in the city of Campina Grande, PB. The results indicated that the project stimulated reflections and expansion of the students 'understanding of urban violence and graffiti, in addition to making possible Geography-daily relationship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_esdsilva.pdf586,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.