Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54965
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
Título en inglés: Innovation in geographical education: the pedagogy of projects a possibility in the teaching of geography
Autor : Luz Neto, Daniel Rodrigues Silva
Palabras clave : Educação;Práticas;Pesquisa-ação;Aprendizagem;Pluralidade
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Geosaberes
Citación : LUZ NETO, Daniel Rodrigues Silva. Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1 - 8, set. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Os professores de Geografia, no contexto atual, vêm sendo desafiados a ressignificar suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, objetiva-se relatar práticas pedagógicas no ensino de Geografia numa instituição de ensino particular em Taguatinga-Distrito Federal. A pesquisa-ação foi adotada, pois se trata da análise da própria prática pedagógica. Tendo como procedimento: observação, registro fotográfico, pesquisa bibliográfica e produção de um relatório. Utilizou-se da pedagogia dos projetos como uma possibilidade teórico-metodológico na tentativa de tornar os conhecimentos significativos no ensino de Geografia para os discentes. Assim sendo, os projetos foram construídos por meio de trabalho em grupo, produção de material didático em sala de aula, pesquisa na internet, problematização do cotidiano na construção de conceitos e a apropriação da realidade cotidiana com objetivo de articular o teórico e as práticas sociais. Isso tudo, contribuir para a construção de um raciocínio geográfico nos alunos da instituição em se atuou.
Abstract: Geography teachers, in the current context, are being challenged to re-signify their pedagogical practices. In this sense, the objective is to report pedagogical practices in the teaching of Geography in a private educational institution in Taguatinga-Distrito Federal. The action research was adopted, because it is the analysis of the pedagogical practice itself. Having as procedure: observation, photographic record, bibliographic research and production of a report. The pedagogy of the projects was used as a theoretical-methodological possibility in the attempt to make the knowledge significant in the teaching of Geography for the students. Thus, the projects were built through group work, production of didactic material in the classroom, internet research, daily problematization in the construction of concepts and the appropriation of everyday reality with the objective of articulating theoretical and social practices . All this, contribute to the construction of a geographical reasoning in the students of the institution in has acted.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54965
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_drslneto.pdf274,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.