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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChaves, Andrey-
dc.contributor.authorAquino, Adriel de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-10-30T18:02:01Z-
dc.date.available2020-10-30T18:02:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationAQUINO, A. O. O ensino de relatividade como incentivo para o aprendizado de Física: uma proposta. 2020. 74 f. Monografia (Licenciatura em Física ) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54944-
dc.description.abstractBrazilian education faces many challenges due to several problems that still exist in the social structure, thus, the discipline of Physics, as well as others, is seen by most students as something ”boring”and ”without practical use”, and consequently, few young people choose a scientific career in the country. This work seeks to bring an alternative way to arouse the interest of students, both to learn Physics in high school, as well as to encourage them to pursue scientific careers. The work was assembled taking into account the ideas of the ROSE project, which consists in, when students’ opinions and preferences are considered, there is a greater chance of success in the learning process. More specifically, the proposal presented in the text refers to the teaching of special relativity for high school, however, always referring to concepts that are taught in classical mechanics, and with this, show that to learn what is classified as “interesting” and “Extraordinary”, it is necessary to first learn the basic concepts that are taught in the classes of the regular Physics course in schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMecânica Clássicapt_BR
dc.subjectRelatividadept_BR
dc.subjectProjeto ROSEpt_BR
dc.titleO ensino de relatividade como incentivo para o aprendizado de Física: uma propostapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino brasileiro enfrenta muitos desafios devido a vários problemas ainda existentes na estrutura social. Dessa maneira, a disciplina de Física, assim como outras, é vista, muitas vezes, pela maioria dos alunos, como algo “chato” e “sem utilidade prática” e, consequentemente, poucos jovens optam por uma carreira científica no país. Este trabalho busca trazer uma maneira alternativa de despertar um maior interesse dos alunos, tanto para aprender Física no colégio, bem como para incentivá-los a seguir em carreiras científicas. O trabalho foi montado levando em consideração as ideias do projeto ROSE, que consiste em considerar as opiniões e preferencias dos alunos, e com isso ter-se uma maior chance de se obter sucesso no processo de aprendizado. A proposta apresentada no texto ´e referente ao ensino de relatividade especial para o ensino médio, porém, sempre remetendo-nos a conceitos que são ensinados em mecânica clássica. Com isso, pretende-se mostrar ao aluno que para aprender aquilo que se classifica como “interessante” e “extraordinário”, é necessário que aprendam-se primeiro os conceitos básicos que são ensinados nas aulas do curso regular de Física das escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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