Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54922
Tipo: | Dissertação |
Título: | A violência e a intolerância religiosa no ambiente escolar: a sociologia como diálogo e prática pedagógica no combate a essa violência |
Título em inglês: | Violence and religious intolerance in the school environment: sociology as a dialogue and pedagogical practice in combating this violence |
Autor(es): | Silva Júnior, Clodomir Ferreira da |
Orientador: | Barreira, César |
Palavras-chave: | Liberdade de consciência;Violência na escola;Cultos afro-brasileiros;Discriminação na educação |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SILVA JÚNIOR, Clodomir Ferreira da. A violência e a intolerância religiosa no ambiente escolar: a sociologia como diálogo e prática pedagógica no combate a essa violência. 2020. 84f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A presente dissertação tem como tema central a intolerância religiosa manifestada nas escolas do ensino médio e utilizou como apoio a lei 10.639/2003, contextualizada com o ensino de Sociologia, no decorrer do trabalho será discutido o processo de socialização e a construção da identidade religiosa do estudante, apontando possíveis situações onde pode ocorrer a manifestações de intolerância contra religiões afro- brasileiras no ambiente escolar. Nessa perspectiva e em consonância com o Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, que dentre outras exigências para a educação do país, visa promover o desenvolvimento de produção de materiais didáticos que valorizem, a cultura afro- brasileira e a diversidade e o enfrentamento de todas as formas de preconceito, racismo e discriminação. É nesse sentido, que essa dissertação terá como apêndice a revista intitulada “Axé de Ouro”, que contém informações básicas sobre os temas história e religiosidade negra, racismo e intolerância religiosa contra religiões afro- brasileiras, apresentando-se como proposta de instrumento didático-pedagógico para apoio às escolas do Ensino Médio. |
Abstract: | This dissertation has as central theme the religious intolerance manifested in high schools and used as support the law 10.639/2003, contextualized with the teaching of Sociology, during the work will be discussed the process of socialization and the construction of the religious identity of the student, pointing out possible situations where manifestations of intolerance against Afro-Brazilian religions can occur in the school environment. In this perspective and in consonance with the National Plan for the implementation of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, which among other requirements for the education of the country, aims to promote the development of the production of didactic materials that value the Afro-Brazilian culture and the diversity and confrontation of all forms of prejudice, racism and discrimination. It is in this sense that this dissertation will have as an appendix the magazine entitled "Axé de Ouro", which contains basic information on the themes of black history and religiosity, racism and religious intolerance against Afro-Brazilian religions, presenting itself as a proposal for a didactic-pedagogical instrument to support high schools. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54922 |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_cpsilvajunior.pdf | 18,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.