Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54905
Type: TCC
Title: Desafios na gestão de frota de caminhões leves: Estudo de caso em uma empresa de distribuição de Alimentos em fortaleza - ce
Title in English: Challenges in light truck fleet management: Case study at a distribution company Foods in Fortaleza - CE
Authors: Cela, Lucas Carvalho Arruda
Advisor: Lima, Francisco Elicivaldo
Keywords: Caminhão;Manutenção Corretiva;Manutenção Preventiva;Terceirização
Issue Date: 2019
Citation: CELA, Lucas Carvalho Arruda. Desafios na gestão de frota de caminhões leves: Estudo de caso em uma empresa de distribuição de Alimentos em fortaleza - ce. 2019. 41 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho teve como objetivo fazer uma análise da gestão da manutenção da frota de caminhões leves em uma empresa de distribuição de alimentos, avaliando os impactos causados a partir de mudanças de estratégia, bem como de infraestrutura da empresa. Primeiramente, foi dado uma introdução sobre a importância do transporte de cargas para a economia Brasileira, demonstrando a grande influência do modal rodoviário no setor. A partir daí, foi feito um paralelo da relevância quantitativa da frota de veículos pesados com o impacto econômico gerado pela manutenção dos mesmos. Em seguida, foi dado um breve histórico de como se deu o desenvolvimento do veículo de carga que viria a ser conhecido como caminhão, bem como de sua ligação com o motor de ciclo Diesel. Foi citado também um histórico da produção nacional de caminhões, da consolidação do motor à Diesel como o padrão do mercado, e uma breve explicação dos itens e funcionamento dos sistemas que permitem a correta operação de um caminhão. O trabalho também apresentou conceitos de Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva, mostrando seus conceitos e impactos no funcionamento dos equipamentos, além de uma análise da Terceirização como ferramenta de manutenção. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa distribuidora de alimentos, situada na cidade de Fortaleza/CE, onde foram coletados e comparados dados durante os anos de 2017, 2018 e, para fins demonstrativos, dos quatro primeiros meses de 2019, no decorrer do desenvolvimento de um projeto de redução de custos e aumento da confiabilidade dos caminhões. Por fim, são apresentados os resultados das ações propostas que foram aplicadas no estudo de caso, onde é possível verificar que houve uma redução de 33% nos gastos com manutenção em 2018, se comparado com 2017, demonstrando que as mudanças estratégicas na gestão geraram impactos positivos, reduzindo os custos totais com manutenção e aumentando a confiabilidade da frota como um todo.
Abstract: This work aims to make an analysis of the maintenance management on a fleet of light trucks in a food distribuition company, evaluating the impacts caused by changes in strategy as well as in infrastructure of the company. Firstly, an introduction was made on the importance of cargo transportation to the Brazilian economy, showing the importance of road transportation in the sector. From there, a parallel was made on the quantitative relevance of the fleet of heavy vehicles with the economic impact created by their maintenance. It was then given a brief history about the development of the cargo vehicle that would come to be known as truck, as well as its connection with the Diesel cycle engine. This work also mentions the history of the Brazilian industry of trucks, the consolidation of the Diesel engine as the market standard, and a brief explanation on the items and operation of the main systems that allow the correct operation of a truck. The concepts of Predictive, Preventive and Corrective Maintenance were also presented, showing their concepts and impacts in the operation of equipments, as well as an analysis of Outsourcing as a maintenance tool. A case study was carried out at a food distribuition company located in the city of Fortaleza/CE, where data were collected and compared from 2017 to 2018, and for demonstrative purposes, also during the first four months of 2019, during the development of a project to reduce costs and increase reliability indicators of the truck fleet. Finally, the results of the proposed actions that were applied in the case study were presented, where it is possible to verify that there was a 33% reduction on maintenance costs in 2018 compared to 2017, proving that the strategic management changes created a positive output, reducing total maintenance costs and increasing the reliability of the fleet as a whole.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54905
Appears in Collections:ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_lcacela.pdf4,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.