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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54888
Tipo: | TCC |
Título: | Desenvolvimento de um método de otimização para sistemas de suspensão veicular |
Título em inglês: | Development of an optimization method for vehicular suspension systems |
Autor(es): | Crispim, Caio Torres |
Orientador: | Bezerra, Roberto de Araújo |
Coorientador: | Rodrigues, Rômulo do Nascimento |
Palavras-chave: | Projeto de suspensão;Otimização multiobjetivo;Modelo de 1/4 de carro;Densidade espectral de potência |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | CRISPIM, Caio Torres. Desenvolvimento de um método de otimização para sistemas de suspensão veicular. 2018. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Este trabalho propõe um método de otimização multiobjetivo que usa algoritmos genéticos para encontrar as melhores características de mola e amortecedor para um sistema de suspensão veicular representado por um modelo simplificado de 1/4 de carro. Partindo-se de equações de densidade espectral de potência, que possibilitam a descrição das superfícies que tem um padrão de distribuição gaussiana das irregularidades, foram usados cinco tipos de estradas. As velocidades máximas onde são atingidos os limites de conforto ou de segurança para as estradas foram obtidas por quatro métodos diferentes de cálculos, sendo dois numéricos e dois analíticos. Os resultados são comparados, mostrando erros que se mantem muito baixos em um grande intervalo de velocidades. A eficácia e a validade do método analítico escolhido como base da otimização podem ser demonstradas por meio dos resultados obtidos. O algoritmo de otimização com uma base analítica de cálculos da aceleração sentida pelos ocupantes e do desvio padrão da carga do pneu se mostra uma alternativa com tempo de processamento bastante reduzido quando comparado aos algoritmos com base numérica. Modelos mais complexos de otimização, com muito mais variáveis e objetivos que o apresentado aqui, são comuns em projetos de suspensão veicular e podem se beneficiar das vantagens oferecidas por um método de otimização multiobjetivo com base analítica, chegando a soluções confiáveis com mais velocidade |
Abstract: | This work proposes a multi-objective optimization method that uses genetic algorithms to find the best spring and damper characteristics for a vehicle suspension system represented by a simplified quarter car model. Based on spectral power density equations that allow the description of the surfaces that have a Gaussian distribution pattern of the irregularities, five types of road were used. The maximum velocities where the comfort or safety limits for the roads are reached were obtained by four different calculation methods, two numerical and two analytical. The results are compared, showing errors that remain very low over a wide range of speeds. The efficacy and validity of the analytical method chosen as the basis of the optimization can be demonstrated by means of the obtained results. The optimization algorithm with an analytical base of acceleration calculations felt by the occupants and the standard deviation of the tire load shows a very short processing time alternative when compared to the numerical basis algorithms. More complex optimization models, with many more variables and objectives than the one presented here, are common in vehicle suspension projects and can benefit from the advantages offered by an analytical-based multi-objective optimization approach, reaching reliable solutions with more speed. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54888 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias |
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