Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54880
Tipo: Artigo de Evento
Título: Carvões ativados estruturados para adsorção de gás natural
Autor(es): Silva, Francisco Wilton Miranda da
Rios, Rafael Barbosa
Torres, Antônio Eurico Belo
Azevedo, Diana Cristina Silva de
Cavalcante Júnior, Célio Loureiro
Palavras-chave: Carvão ativado;Gás natural;Adsorção;Armazenagem de gás natural;Metano
Data do documento: 2007
Citação: SILVA, Francisco Wilton Miranda da; RIOS, Rafael Barbosa; TORRES, Antônio Eurico Belo; AZEVEDO, Diana Cristina Silva de; CAVALCANTE JÚNIOR, Célio Loureiro. Carvões ativados estruturados para adsorção de gás natural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 4º., 21 a 24 out. 2007, Campinas, São Paulo, Brasil. Anais[…] Campinas, São Paulo, 2007.
Resumo: As atuais tecnologias de armazenamento de gás natural (GN) envolvem o uso de pressões muito elevadas e/ou refrigeração a temperaturas muito baixas, sendo uma forma inviável para o transporte do gás em pequena escala a regiões remotas, desprovidas de gasodutos. O uso de leitos recheados de carvão ativado (CA), em que o gás fica armazenado na sua forma adsorvida (GNA) sob pressões moderadas, tem sido bastante estudado no intuito de se tornar uma alternativa economicamente viável para transportar o GN a locais não servidos por gasodutos. O CA é o adsorvente mais adequado para sistemas de armazenamento de GNA, visto que possui propriedades texturais favoráveis, como área superficial e volume de microporos elevados. Neste trabalho, amostras de carvões ativados foram preparadas do endocarpo de coco da baía, usando ativação química com ácido fosfórico. A caracterização textural das amostras foi feita usando adsorção de nitrogênio a 77 K. As amostras que apresentaram os melhores resultados na caracterização foram então avaliadas por adsorção de metano em pressões entre 0,1 e 6 MPa e temperatura de 30 oC. Neste estudo são mostrados, a partir dos resultados obtidos, que existe uma estreita relação entre a área específica e volume de microporos dos carvões com sua capacidade de adsorção de metano. A 30 oC e 3,5 MPa, capacidade de até 0,1213 g de metano/g de carvão foi observada. Esse resultado sugere que carvões ativados preparados do endocarpo do coco da baía, usando ativação química com ácido fosfórico têm potencial de utilização como adsorvente para aplicações de armazenamento de GN.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54880
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_eve_fwmsilva.pdf78,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.