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Tipo: Artigo de Evento
Título : Estudo laboratorial de misturas asfálticas do tipo concreto asfáltico dosadas com diferentes tipos de ligantes asfálticos
Autor : Araújo Junior, Pedro Custódio de
Lopes, Manuela de Mesquita
Soares, Jorge Barbosa
Palabras clave : Cimento asfáltico;Cimento asfáltico de petróleo;Asfalto CAP 30/45;Método Superpave;Ligante betuminoso;Pavimentos de betume
Fecha de publicación : 2009
Citación : ARAÚJO JUNIOR, Pedro Custódio de; LOPES, Manuela de Mesquita; SOARES, Jorge Barbosa. Estudo laboratorial de misturas asfálticas do tipo concreto asfáltico dosadas com diferentes tipos de ligantes asfálticos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 5º., 18 a 22 out. 2009, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2009.
Resumen en portugués brasileño: Propõe-se neste trabalho um estudo da utilização de um Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) mais consistente em substituição ao CAP convencionalmente utilizado no estado do Ceará. Misturas asfálticas do tipo Concreto Asfáltico (CA) foram produzidas utilizando-se o CAP 30/45 mais consistente e o CAP 50/70 convencional. O estudo tem o objetivo de verificar o potencial da utilização do ligante mais consistente em misturas asfálticas. Espera-se que este tenha um melhor desempenho quando utilizado nos pavimentos cearenses devido ao clima regional. A dosagem das misturas baseouse nas especificações Superpave do SHRP (Strategic Highway Research Program) e apresentou teores de ligante de projeto semelhantes para os dois CAP. O método de dosagem Superpave tem como premissa adotar um teor de ligante de projeto tal que se tenha um volume de vazios de 4%. A curva granulométrica investigada se enquadra nos limites da Faixa C do DNIT. Ensaios de módulo complexo foram realizados numa ampla faixa de freqüências e temperaturas a fim de se avaliar o comportamento viscoelástico das duas misturas. Além disso, ensaios de módulo de resiliência, resistência à tração e vida de fadiga mostram que nas misturas com o CAP mais consistente os resultados foram satisfatórios.
Abstract: A study of the use of a more viscous asphalt cement replacing a binder typically used in the state of Ceará is presented. Hot mix asphalts are produced using the more viscous asphalt cement 30/45 and the conventional asphalt cement 50/70. The study intends to evaluate the potential use of the more consistent asphalt cement. It is hoped that this binder is more appropriate for pavement applications given the local climate. The mixture design is based on the Superpave specifications of the Strategic Highway Research Program and resulted in very similar optimum asphalt contents. This mixture design is adopted to select the optimum asphalt content for mixtures with an air voids of 4%. The aggregate sizes fall within the limits of gradation C of DNIT. Complex modulus tests were performed in a large range of frequencies and temperatures in order to assess the viscoelastic behavior of the two mixtures. Furthermore, laboratory tests of resilient modulus, tension strength and fatigue life show that the mixtures with the more viscous asphalt cement presented better results.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54827
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