Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPlantin, Rosemeire Selma Monteiro-
dc.contributor.authorSilva Netto, José William da-
dc.date.accessioned2020-10-23T19:23:01Z-
dc.date.available2020-10-23T19:23:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA NETTO, José William da. Análise das estratégias de compreensão idiomática do 1º ao 5º ano escolar. Orientadora: Rosemeire Selma Monteiro Plantin. 2020. 283 f - Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54817-
dc.descriptionPedido de substituição do arquivo pelo autor em 09/11/2021-
dc.description.abstractThe thesis entitled An analysis of idiom comprehension strategies from the 1st to 5th grade had as main objective the investigation through an online perspective of how children from the first years of elementary school reconstruct idiomatic referents present in cartoons for kids, by using an interpretivist analysis of Idiom Comprehension Strategies (hereinafter ECI) by them applied. These strategies, adapted from Wray, Bell and Jones (2016), stem in our thesis from the intersection of studies on Phraseology, Text Linguistics (hereinafter LT) and Visual Design Grammar (hereinafter GDV). The methodological approach adopted contemplates the application of semi-structured interviews to twenty-eight participants from the 1st to 5th grade, of which the second phase is composed by a general question about the idiom being tested, and the third phase has guiding questions on ECI usage, being both based on the reading of Monica’s Gang and Zé Carioca comic strips. For the second and third phases of the interviews, the answers obtained from the participants were analyzed based on the ECI used and accordingly to the System of Classification for Idiom Comprehension (hereinafter SCCE), adapted from Nippold and Martin (1989), so the answers achieved the value of ‘correct’, for the adequate referential reconstructions, and ‘incorrect’, that, on the other hand, would be divided into ‘literal’, ‘related’, ‘unrelated’, ‘restatement’ and ‘no response’. Data revealed that (i) in a holistic way, considering idiom comprehension of all grades, there was an increase of 46.5% in the amount of correct answers from the second to the third phase, thus demonstrating the main role that ECI perform in the process of idiom comprehension; (ii) ECI of contextual use and the perception of visual resources appeared in all grades, suggesting that the participants use them recurrently and, also, they attach these strategies to their previous knowledge as a way to reconstruct idiomatic referents; and (iii) data suggest, from the analyses of ECI and the answers classified in accordance with the SCCE, the existence of four distinct levels of idiom comprehension for children on ages between 6 to 11 years old. Likewise, this thesis accomplished not only the intent to analytically understand the processes that underlie the comprehension of lexical idiomatic items, under a pragmatic perspective, but also to observe new studies on Phraseology, so that the referent is not given before the interactive act, but constructed as the reader creates new associations within the text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Idiotismospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Fraseologiapt_BR
dc.titleAnálise das estratégias de compreensão idiomática do 1º ao 5º ano escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA tese intitulada Análise das estratégias de compreensão idiomática do 1º ao 5º ano escolar teve por objetivo principal investigar, em uma perspectiva online, como crianças pertencentes aos primeiros anos do ensino fundamental reconstroem os referentes idiomáticos presentes em quadrinhos infantis, por meio da análise interpretativista das estratégias de compreensão idiomática (doravante ECI) por elas empregadas. Estas estratégias, adaptadas de Wray, Bell e Jones (2016), figuram em nossa tese a partir da intersecção dos estudos em Fraseologia, em Linguística Textual (doravante LT) e na Gramática do Design Visual (doravante GDV). O design metodológico adotado contempla a aplicação de entrevistas semiestruturadas a vinte e oito participantes do 1º ao 5º ano, das quais a segunda fase é composta por uma pergunta geral sobre a expressão idiomática em teste, e a terceira fase elenca perguntas norteadoras para o emprego de ECI, estando ambas embasadas na leitura dos quadrinhos da Turma da Mônica e do Zé Carioca. As respostas obtidas pelos participantes foram analisadas, para as segunda e terceira fases das entrevistas, com base nas ECI utilizadas e em conformidade com o Sistema de Classificação para a Compreensão de Expressões Idiomáticas (doravante SCCE), adaptado de Nippold e Martin (1989), no qual as respostas obtiveram os valores de ‘correto’, para as reconstruções referenciais adequadas, e ‘incorreto’ que, em seu turno, subdividia-se em ‘literal’, ‘conexo’, ‘desconexo’, ‘reformulação’ e ‘sem resposta’. Os dados revelaram que (i) de forma holística, levando-se em conta a compreensão idiomática de todos os anos escolares, houve um aumento de 46,5% no quantitativo de respostas corretas da segunda para a terceira fase, demonstrando assim o papel crucial que as ECI desempenham no processo de compreensão idiomática; (ii) as ECI de uso contextual e a percepção de recursos imagéticos figuraram em todos os anos escolares sugerindo, desta maneira, que os participantes as utilizam recorrentemente e, para além disto, atrelam estas estratégias a seus conhecimentos prévios como forma de reconstruir os referentes idiomáticos; e (iii) a partir das análises das ECI e das respostas classificadas conforme o SCCE, os dados sugerem a existência de quatro níveis distintos de compreensão idiomática para crianças com idades no intervalo de 6 a 11 anos. Igualmente, este trabalho de tese cumpriu com o objetivo de não apenas entendermos analiticamente os processos que subjazem à compreensão de itens lexicais idiomáticos, vista de uma ótica pragmática, mas também lançar novos olhares sobre os estudos em Fraseologia, para que o referente não seja dado a priori do ato interativo, mas sim construído na medida em que o leitor cria novas associações com o texto.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tese_jwsilvanetto.pdf9,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.